Inovação

Piso de ciclovia que gera energia começa a ser testado Curitiba

por: Redação Hypeness

Se transporte coletivo é um dos fortes de Curitiba, com suas redes integradas, suas icônicas estações em tubo e sua preocupação com redução de gases poluentes, a cidade agora deu outro importante passo também pelo meio-ambiente e a redução do consumo de energia: a implementação dos primeiros pisos geradores de energia. Trata-se de uma pavimentação especial para ciclovias, capaz de gerar energia elétrica a partir das vibrações geradas pelos passantes.

O piso está sendo posto em teste na capital paranaense, sobre a ponte do Rio Belém, no centro cívico da cidade. Captando as vibrações de bicicletas e pedestres, a pavimentação é capaz de gerar energia para iluminar os sinais da pista por todo o trajeto, tornando as ciclovias mais seguras e monitorando trechos com fluxo mais intenso. A fase de teste é o primeiro passo para a expansão do projeto, no segundo semestre.

A ideia é que o piso pavimente 18,5 quilômetros de ciclovias pela cidade, e que a geração de energia seja consideravelmente maior. O projeto é uma parceria entre a prefeitura de Curitiba e a empresa japonesa Soundpower Corporation, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão e do Ministério da indústria japonês, financiadores de tal tecnologia. A ciclovia geradora de energia, portanto, não trará custo algum para os cofres da prefeitura local.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uber dá desconto de mais de 50% em corridas feitas no aniversário de SP