Futuro

Poluição do ar é capaz de causar redução na inteligência, aponta estudo

por: Vitor Paiva

O atual estágio da poluição no planeta é de tal forma grave que um estudo atual aponta que 95% da população mundial respira ares poluídos e prejudiciais para a saúde. Os males, no entanto, parecem ir muito além dos problemas respiratórios esperados ou outras doenças normalmente relacionadas à questão – níveis altos de poluição afetam, segundo o estudo, nosso desenvolvimento e capacidade intelectual de modo geral. Sim, a poluição nos deixa menos inteligente.

O resultado foi medido através de resultados em testes de linguagem e aritmética, e o impacto é representativo: segundo o estudo, a média sugere que a exposição extrema à poluição equivale intelectualmente a atrasar em um ano as capacidades das pessoas. O resultado varia de acordo com a idade, mas sempre pra pior.

“Sabemos que o efeito é pior para os mais velhos, especialmente para quem passou dos 64 anos, e para homens, e ainda mais para quem teve baixa educação escolar. Nesses casos, a perda pode ser calculada em alguns anos”, disse Xi Chen, cientista chinês e um dos responsáveis pelo estudo.

Um dos principais causadores da poluição são os gases emitidos por automóveis e fábricas, e o combate ao mal é ao mesmo tempo urgente e necessariamente a longo prazo. É preciso, no entanto, um imenso compromisso internacional entre os países mais desenvolvidos do mundo, onde boa parte das cidades mais poluídas do mundo se encontram – como na própria China. O prazo é para ontem, e talvez a resistência dos governos a enfrentar o problema já seja sintoma do efeito cognitivo da poluição sobre os governantes.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Colamos no lançamento da assistente virtual em português da Amazon com show de Pablo Vittar