Melbourne, na Austrália, acaba de ser desbancada de um título que mantinha invicto há sete anos: o de melhor cidade do mundo para se viver.
A nova detentora deste posto é Viena, na Áustria. A cidade obteve nota 99,1 em uma escala de 100 pontos, realizada pela consultoria Economist Intelligence Unit (EIU).

O ranking é divulgado anualmente pela consultoria e leva em conta fatores como criminalidade, acesso à educação, saúde, estabilidade política e econômica e infraestrutura de transporte.
Viena se destacou em termos de qualidade de vida, estabilidade e também ganhou pontos por seus baixos índices de criminalidade. A diminuição no risco de atentados na Europa contribuiu para estes números.

Apesar disso, a capital austríaca teve um resultado bastante similar ao de Melbourne, que ficou em segundo lugar. Ambas atingiram a pontuação máxima em categorias como saúde, educação e infraestrutura, mas a estabilidade política e econômica de Viena pesaram a favor do resultado.
Veja o ranking completo das 10 melhores cidades para se viver, segundo a consultoria:
- Viena, Áustria
- Melbourne, Austrália
- Osaka, Japão,
- Calgary, Canadá
- Sydney, Austrália
- Vancouver, Canadá
- Tóquio, Japão
- Toronto, Canadá
- Copenhague, Dinamarca
- Adelaide, Austrália

A pesquisa analisa a qualidade de vida em 140 cidades ao redor do mundo. No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro fazem parte do estudo, ficando na 93ª e 88ª posição, respectivamente.