Ciência

Quem tem ‘complexo de superioridade’ sabe menos que os mais humildes, aponta pesquisa

por: Redação Hypeness

Não é preciso ter estudado o tema profundamente para se compreender que pessoas que apresentam em sua postura um agudo complexo de superioridade, comportando-se como se sempre soubessem mais do que os outros, em verdade estão mostrando sua insegurança por justamente não saberem tanto assim. E é isso que uma pesquisa da Universidade de Michigan veio a comprovar: que os sabichões não são como parecem, e acabam por superestimar o próprio conhecimento.

Para levantar tal análise, a pesquisa apontou para um dos universos em que tal fenômeno mais se apresenta: o político. Visando testar pessoas que pensam ter uma visão ou posição política “melhor” do que outras, os cientistas se basearam em dois critérios: comparar o grau de conhecimento dos participantes com o de outras pessoas, e avaliar a capacidade dos ditos sabichões de procurar e assimilar novas informações.

Através de perguntas e testes, os pesquisadores pediram aos participantes que relatassem suas opiniões justo em tópicos que consideram possuir as posições mais corretas, e procuraram levantar o real conhecimento de tais pessoas. O resultado foi o esperado: enquanto as pessoas aparentemente mais humildes tendiam a subestimar o quanto de fato conheciam sobre o tema, os que se colocavam de forma superior de modo geral sabiam menos do que de fato aparentavam – e pensavam – saber.

Em seguida, foi oferecido uma série de artigos e notícias sobre os temas propostos, para que os participantes selecionassem os que gostariam de ler. A vasta maioria dos sabichões escolheu artigos que concordavam com seus pontos de vista, e o faziam conscientemente, a fim de sustentar as opiniões que já tinham. A conclusão que se sugere é que tais pessoas não desejam ter suas convicções desafiadas – e que, por isso, acabam não só se superestimando como deixando de conhecer outros aspectos críticos sobre temas importantes, deixando pra trás o equilíbrio e o questionamento, virtudes evidentes justamente da inteligência.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estágios iniciais do Parkinson são descobertos e indicam avanços em direção à cura