Debate

Relator da PL do Veneno comercializava agrotóxicos no Paraná

por: Redação Hypeness

Não bastasse ser um dos campeões no uso de agrotóxicos, o Brasil acaba de anunciar mais um pacotão, a chamada PL do Veneno, com o objetivo de flexibilizar a injeção de veneno no prato dos brasileiros.

A proposta é de autoria do atual Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP), um dos maiores produtores de soja do país. Em tramitação desde 2002, ela nunca esteve tão perto de se tornar realidade, sobretudo pela pressão exercida pela bancada ruralista.

Aliás, o que não falta são representantes do agronegócio envolvidos na tramitação. A relatoria da PL 6299/2002 está nas mãos de Luiz Nishimori (PR-PR), dono das empresas Mariagro Agricultura e Nishimori Agricultura, responsáveis pela comercialização nacional de agrotóxicos.

Luiz Nishimori tenta facilitar a comercialização de agrotóxicos

Segundo denúncia feita pelo Congresso em Foco, as empresas do relator da PL do Veneno são responsáveis pelo abastecimento de agrotóxicos para agricultores do Paraná. A reportagem destaca os altos níveis, colocando a Mariagro Agricultura acima de companhias como a Syngenta, multinacional fabricante de defensivos agrícolas.

Ao portal Nishimori negou a existência de qualquer empresa especializada em agrotóxicos em seu nome. “Desde que entrei na política, em 2002, que não vende [agrotóxico]. Eu acho que vocês estão distorcendo. Minha vida pessoal não tem nada a ver com a atuação parlamentar”.

Todavia, o Tribunal de Justiça do Paraná diz que o contrato social da Nishimori Diesel está em nome do deputado e figura na lista de bens onde ficam a Mariagro Agrícola e a Nishimori Agrícola. Durante decisão favorável pela penhora dos bens do grupo, a juíza Fabiana Silveira Karam apontou as evidências que atestam a existência de um único grupo econômico.

“Verifica-se que todas as sociedades empresárias localizam-se nas proximidades uma das outras, havendo semelhança quanto à localização”, diz o texto.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escritor é alvo de censura e terá conta no Twitter suspensa por críticas contra Igreja Universal