Arte

Revelado o mistério sobre a existência ou não na natureza de ‘O Lórax’

por: Redação Hypeness

Um estudo recente defende a teoria de que Lórax foi inspirado em uma espécie de macaco africano. Personagem criado na década de 1970 pelo escritor americano Dr. Seuss, o bicho seria baseado no Erythrocebus Patas, primata que habita áreas semiáridas da África, como a Gâmbia e o Oeste da Etiópia. A notícia chega como um alento e pode acabar com infinitas dúvidas acerca de sua origem.

A constatação foi possível por causa da união entre o antropólogo e biólogo evolucionista Nathaniel J. Dominy com Donald E. Pease, especialista em literatura americana dos séculos 19 e 20.  

Em entrevista ao Atlas Obscura Dominy contou que, ao notar a presença de Pease, especialista em Dr. Seuss, resolveu puxar papo, citando o costume de apresentar o macaco em suas aulas como algo que Seuss criaria. Foi aí que Pease explicou a criação de O Lórax durante uma viagem ao Quênia.

Mistério resolvido!

A comparação rende sim algumas semelhanças. Tirando o volume do bigode, dá pra encontrar similaridades no tom alaranjado da pele. Os pesquisadores utilizaram ainda um algoritmo de análise facial para se certificar da proximidade do personagem com o macaco.

Dr. Seuss é autor de mais de 60 livros infantis, entre eles o clássico Como O Grinch Roubou o Natal. Durante a estada no continente africano, visitou o parque nacional do Monte Quênia, além de ter escrito 90% de O Lórax em uma tarde.

Senhoras e senhores, este é o Erythrocebus Patas

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/foto 2: Reprodução/Eric Kilby


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Museu em Amsterdã disponibiliza mais de 700 mil quadros para download em alta qualidade