Debate

Uma importante reflexão por trás do ‘Sumiço’ de cantor Tiago Iorc

por: Redação Hypeness


Se fossem ações investidas na bolsa de valores, o nome do cantor Tiago Iorc estaria dando lucros expressivos. O ano de 2017 foi um dos mais frutíferos do músico nascido em Brasília.

Foram inúmeras apresentações em programas de televisão, além do aumento da agenda de shows. Foram 300 ao longo do ano. Tudo isso coroado com uma colaboração elogiada ao lado do cantor mineiro Milton Nascimento, resultando na turnê Mais Bonito Não Há.

Em janeiro de 2018, Iorc resolveu dar uma pausa na carreira, anunciando um hiato sem prazo para acabar. Em sua conta no Instagram, Tiago Iorc se despediu dos fãs e disse que voltaria em breve.

O sumiço de Tiago Iorc está deixando todo mundo preocupado

“Concluí que um descanso vai me fazer bem. Me ausentar dessa nossa vida instagrâmica que nos consome e me permitir viver sem calcular tanto, me descobrir em novos medos, voltar a ter certeza do que é improvável. É só pra isso que sigo nessa vida. Até já, já”, escreveu em 7 de janeiro.

O ‘sumiço’ deixou todo mundo intrigado e foi tema de uma longa reportagem no programa Domingo Espetacular, da Record TV. Afinal, pra onde foi Tiago Iorc?

Segundo Felipe Simas, empresário do cantor, Iorc – que recentemente produziu o novo álbum da dupla Anavitória, resolveu pisar no freio depois do crescimento da carreira, provocado também pelo lançamento em 2015 do disco Troco Likes.

“A partir de 2015, como a carreira tomou uma proporção maior, a gente começou a entrar em ritmo muito intenso de shows.”

Simas aproveitou para afastar um possível fim prematuro na trajetória do músico brasiliense. O empresário chama a atenção ainda para o tom da postagem feita no Instagram, que acumula mais de 200 mil curtidas.

Um dos pontos altos da carreira do cantor foi a colaboração com Milton Nascimento

“Não, de maneira nenhuma [é o fim da carreira]. Ele falou no fim do post que é ‘até já, já’. Só que a gente não sabe até quando vai esse já, já”, completou Simas para o Domingo Espetacular.

Em evidência e vivendo o momento mais importante de sua carreira profissional, a atitude de Tiago Iorc de se distanciar dos holofotes é um convite para a reflexão sobre a importância da fama.

“Eles acham que ganhar dinheiro e construir uma família pode ficar para mais tarde, nesse momento querem ter outras experiências. Essa geração pensa mais em viver do que conquistar, é ser e não ter”, declarou ao programa da Record TV a psicóloga Andrea Matheus.

O caso de Iorc está sendo comparado com o vivido pelo também músico Belchior. Durante décadas o paradeiro do artista cearense foi tema de especulações. Considerado um dos nomes mais importantes da música popular brasileira, Belchior abriu mão da carreira para viver em reclusão até sua morte em 2017.

Conheci aquele guri ali, sentado, enquanto ele gravava seu primeiro videoclipe. Lembro dele todo cheio de medos, engolido por timidez, mas firme de certezas. Ele não fazia ideia de nada, mas sabia exatamente tudo o que queria. Olhando pra essa foto, vejo ele me reconhecendo. Ele sempre soube que me encontraria aqui. Enquanto digito, penso no quanto a audacidade daquele pirralho propulsionou minha vida. Dez anos que vivi. Dez anos que me viveram. Se foram: intensos como um piscar de olhos e efêmeros como a eternidade. Parece que foi ontem. Parece que foi tanto. Quanta alegria! Pelo caminho, vi ficarem os medos, as certezas também. Quanta saudade… Hoje me vi sem medo e senti saudade. Ou teria eu sentido medo de não sentir medo? Hoje me vi sem certezas e me senti velho. Somente o velho não consegue ter certeza do que é sonho. Concluí que um descanso vai me fazer bem. Me ausentar dessa nossa vida instagrâmica que nos consome e me permitir viver sem calcular tanto, me descobrir em novos medos, voltar a ter certeza do que é improvável. É só pra isso que sigo nessa vida. Sei que devo isso àquele Tiago ali, de 2007. E a vocês também. Todo meu amor Até já já ❤️

A post shared by TIAGO IORC (@tiagoiorc) on


Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ativista pela legalização da cannabis mostra como Uruguai quebrou tabus da planta