Diversidade

Uýra Sodoma, a drag queen amazônica que defende a mata e os animais

07 • 08 • 2018 às 05:54
Atualizada em 14 • 01 • 2019 às 09:44
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Emerson Munduruku é descendente de indígenas, nascido na Amazônia brasileira, e biólogo.

Mas, em alguns momentos, ele prefere ser chamado de Uýra Sodoma, sua versão drag queen que ensina sobre a preservação do meio ambiente. Ele viaja para comunidades fluviais da região levando coscientização por meio da personagem, que foi vencedora da edição manauara do concurso de drag queens Rival Rebolado, em 2017.

Para que Emerson se transforme em Uýra, o processo pode demorar cerca de duas horas. Os elementos usados na maquiagem são sempre provenientes da natureza e podem envolver ramagens, sementes, conchas, folhas e flores. Graças a isso, a aparência da drag queen está em constante mutação, assim como a natureza.

A personagem nasceu em 2016, seguindo um momento de transformação pessoal do biólogo, segundo contou em entrevista ao G1. Durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, diversas manifestações artísticas tomaram conta de Manaus e Emerson passou a buscar a sua maneira de contribuir com o debate.

Foi assim que deixou de pesquisar anfíbios e répteis apenas na universidade para compartilhar seu conhecimento com comunidades amazônicas, na pele de Uýra, que se define como uma “Árvore que anda“.

Ela anda montada pelas ruas e pelo transporte público de Manaus levantando o debate sobre a conservação ambiental e os direitos LGBT com muita personalidade e estilo. Para quem é de longe, seus ensinamentos podem ser acompanhados através do Instagram, onde possui mais de 2 mil seguidores.

Apenas maravilhosa!

Publicidade

Canais Especiais Hypeness