Arte

11 filmes para quem vai passar o feriado de 7 de setembro em casa

por: Vitor Paiva

Feriadões como o do próximo 7 de setembro são uma boa oportunidade para meter o pé na estrada, se afastar um pouco da ruidosa e estressante selva de concreto das grandes cidades e respirar outros ares, sem pressa ou pressão.

Mas, muitas vezes, tudo o que queremos é justamente não ter compromisso algum, e simplesmente desfrutar dos prazeres que só a nossa casa nos dá.

Não ter hora para acordar é um deles, assim como se esparramar no sofá e colocar os filmes em dia. Sabe aquela listona que não anda faz tempo? Aquelas indicações de amigas e amigos que você nunca foi adiante?


Não é preciso sequer ser um filme novo que ainda não assistimos: muitas vezes queremos simplesmente rever um clássico, aquele filme de predileção, ou um filme antigo que deixamos sempre pra depois. Para tudo isso, o feriado é a oportunidade perfeita.

Assim, separamos 11 filmes que cairão como uma luva, acompanhados de uma generosa porção de pipoca, para quem quer ampliar a própria filmografia nesse longo e merecido final de semana.

Pronto para começar?

1. Corra!


Dirigido por Jordan Peele, Corra! não se consagrou vencedor do Oscar de melhor roteiro original por acaso: reunindo terror, suspense e as profundas questões raciais que dividem historicamente e hoje os EUA, trata-se de um dos mais interessantes e controversos filmes recentes, em uma fábula de assombrar e fazer pensar.

2. Aquarius

Um dos mais celebrados filmes nacionais recentes, Aquarius retrata o Brasil contemporâneo com a agudez e o talento que fizeram do diretor Kleber Mendonça Filho um dos mais importantes nomes do cinema brasileiro atual. Trazendo Sônia Braga no elenco, o filme fala de especulação imobiliária, abismos sociais e da sexualidade na terceira idade em um complexo jogo de suspense e intriga que o fez ser premiado no mundo todo.

3. O Rei Leão


Para um clima mais leve e a garantia de algumas lágrimas, esse clássico da animação é uma linda pedida – não só para a criançada. O Rei Leão é uma história incrível, comovente e eterna, que merece sempre ser revista, ou assistida pela primeira vez. Separe os lenços e o gogó para cantar junto as canções enquanto acompanha a trajetória do pequeno Simba.

4. Os Suspeitos


Se sua onda é um suspense denso com um grande elenco, pode mergulhar fundo em Os Suspeitos. Dirigido por Denis Villeneuve e trazendo Jake Gyllenhaal e Hugh Jackman no elenco, o filme se passa ao redor do rapto de duas garotas na Pensilvânia, e a luta do pai para encontra-las – sabendo que ele próprio terá de sujar as próprias mãos para enfrentar seu pior pesadelo.

5. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain


O sucesso de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain  foi tamanho que o filme dirigido por Jean-Pierre Jeunet tornou-se o maior sucesso do cinema francês nos EUA e um dos maiores em toda a história. Delicado, pleno em nuances, metáforas e imagens, o filme é um longo poema de amor e sentimentalidade, estrelado pela adorável Audrey Tautou.

6. Cães de Aluguel


O filme de estreia do diretor Quentin Tarantino já traz diversos traços que se tornariam suas marcas: a violência sanguinária, o humor perspicaz, enredos truncados e crimes mirabolantes envoltos em um charme cinematográfico sem igual. Cães de Aluguel conta o antes e o depois de um roubo de diamantes realizado por um exótico grupo de bandidos e tornou-se um clássico cult, já tendo sido eleito “o maior filme independente de todos os tempos”.

7. O Equilibrista


Se você gosta de altura ou se diverte sentindo vertigens extremas só de ver um vídeo de alguém se arriscando no alto de um prédio, O Equilibrista é o filme perfeito. Trata-se de um documentário contando a incrível história de Philippe Petit, um equilibrista francês que, em 1974, atravessou caminhando um cabo de aço suspenso entre as duas torres do World Trade Center, em Nova Iorque por cerca de uma hora. Cuidado para não cair do sofá!

8. Que Horas Ela Volta?


Vencedor de diversos prêmios nos mais importantes festivais internacionais, Que Horas Ela Volta? tornou-se um dos melhores e mais importantes filmes nacionais. Retratando o abismo social brasileiro e a ascensão de classes mais pobres no período, o filme dirigido por Anna Muylaert e trazendo Regina Casé, Camila Márdila, Karina Teles e Lourenço Mutarelli no elenco conta a história da empregada doméstica Val em conflito diante do fato de que sua filha Jéssica decide lhe encontrar em São Paulo para prestar vestibular.

9. O Garoto

Incontestavelmente um dos maiores clássicos da história do cinema mundial, O Garoto traz o gênio de Charles Chaplin em seu máximo brilho. Carlitos, o vagabundo imortalizado por Chaplin, adota um menino que encontra na rua, e o amor entre eles move a dupla por diversas aventuras e emoções profundas para continuarem juntos. Um filme imortal, divertido e emocionante que, mesmo aproximando-se de completar 100 anos (o filme foi feito em 1921) segue pungente e irretocável.

10. O Poderoso Chefão


Se você ainda não viu O Poderoso Chefão, essa deve ser sua tarefa nesse feriado – e se você já viu, sabe que é sempre hora de revê-lo. Dirigido por Francis Ford Coppola e trazendo um elenco inigualável encabeçado por Al Pacino, Diane Keaton e Marlon Brando, o maior filme de máfia de todos os tempos e um dos melhores da história do cinema conta a saga da família Corleone em um trama de poder, violência e aventura. A grande vantagem é que é possível seguir em frente na trilogia sempre, e assistir ao 2 e ao 3 sem intervalos.

11. Florence: Quem é Essa Mulher?


Para se divertir e se emocionar, o filme Florence: Quem é Essa Mulher? é uma verdadeira jóia. Contando a história da “pior cantora do mundo”, o filme traz no elenco Hugh Grant e Meryl Streep, que vive Florence Foster Jenkins, uma socialite de Nova York que quer se tornar cantora lírica, apesar de não possuir qualquer talento para tal façanha.

A lista é, portanto, vasta e cheia de possibilidades, e a vantagem do feriado é que não é preciso escolher somente um ou dois filmes para assistir – é possível sempre realizar uma verdadeira maratona, e tentar completar o máximo de filmes vistos. E se encontrar tais filmes disponíveis parece tarefa difícil, não há com o que se preocupar: todos eles estão disponíveis no Telecine Play, o serviço de streaming do canal Telecine, disponível para Notebook, computador, tablet ou smartv.

E se a lista lhe pareceu pouco ou não contemplou aquele filme específico que você separou em sua pilha imaginária para ser assistido, vale lembrar que o Telecine Play oferece mais de 1.500 filmes em streaming, entre lançamentos, clássicos internacionais ou o melhor do cinema nacional para serem vistos à distância de um clique. Para saber melhor como acessar o site, clique aqui – e depois corra para preparar a pipoca pois o filme já vai começar.

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Versão de Banksy de quadro de Monet deve ultrapassar 6 milhões em leilão