Futuro

6 pack do bem: Carlsberg substitui plástico em embalagens por cola ecológica

por: Vitor Paiva

De todas as embalagens que poluem oceanos e ameaçam animais, o anel plástico que envolve latinhas de cerveja é uma das mais perigosas. Pela duração do material e principalmente por seu formato, os anéis se transformam em verdadeiras armas, capazes de se enroscar no corpo de animais ou de faze-los engasgar à morte. Ainda que a reciclagem ou a decisão de cortar os anéis antes de joga-los no lixo ajude a minimizar os efeitos maléficos, o perigo de tal embalagem permanece – e é por isso que a cervejaria dinamarquesa Carlsberg decidiu abolir o uso dos anéis em suas embalagens.

A solução encontrada pela marca para manter as latas unidas sem o uso do plástico é simples, engenhosa e ecologicamente correta: uma cola reciclável, que resiste ao transporte e as temperaturas mais diversas, mas que permite a separação das latinhas com pouco esforço. A fórmula levou três anos para ser desenvolvida, tem a aprovação de diversos grupos ambientais, e abole completamente o uso do plástico na embalagem das latinhas.

Acima, os antigos anéis plásticos; abaixo, o tipo de ameaça que ele oferece aos animais

Segundo a empresa, a mudança representará uma redução considerável do uso do plástico e, consequentemente, do impacto sobre o meio-ambiente. Representantes da Carlsberg estimam que a cola diminuirá em 75% a quantidade de plástico nas embalagens das cervejas, o que significa uma redução de 1,200 toneladas por ano – o equivalente a 60 milhões de sacos plásticos.

Segundo o próprio chefe executivo da empresa, diferentemente de outras grandes ideias, essa foi feita para ser copiada pela concorrência.

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Irmãos do interior de SP são destaque em olimpíadas de conhecimento