Fotografia

A surreal inauguração do primeiro McDonald’s em Moscou nos anos 1990

17 • 09 • 2018 às 10:11
Atualizada em 14 • 03 • 2022 às 12:29
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Moscou presenciou longas filas nas unidades do McDonald ‘s da cidade em meio a suspensão dos serviços da rede de fast food norte-americana, que vai deixar o país por causa da invasão da Rússia ao território da Ucrânia

Diversas lanchonetes do McDonald ‘s na cidade ficaram lotadas, tanto dentro quanto no drive-thru, com pessoas em busca dos famosos lanches da casa. Uma imagem publicada no Reddit deixou muita gente chocada. 

Um cidadão russo estocou uma pilha de hambúrgueres do McDonald ‘s com medo de que a suspensão se torne longa ou até definitiva. “Aqui está o estoque do meu amigo”, diz o post viral na rede social. 

Russos estão estocando hambúrgueres do McDonald’s por medo de suspensão

Abaixo, a gente conta pra vocês como foi a inauguração da primeira loja do McDonald ‘s na Rússia, em 1991, que causou frisson em uma Moscou que se despedia de uma vez por todas da União Soviética.

McDonald’s desembarca na Rússia

A União Soviética chegou ao fim oficialmente no dia 26 de dezembro de 1991, mas, por anos, a estrutura política que polarizou o mundo com os EUA deu sinais de que o fim estava se aproximando. Um dos mais simbólicos aconteceu em janeiro de 1990, mais precisamente no dia 31.

Impressionantes 5 mil pessoas formaram uma enorme fila na Praça Pushkin, em Moscou, para conferir a inauguração do primeiro McDonald’s da União Soviética.

Os planos para a empreitada começaram em 1976, durante as Olimpíadas de Montreal, no Canadá. Representantes da prefeitura de Moscou se reuniram com George Cohon, fundador e CEO do McDonald’s canadense, mas demorou mais de uma década para que a construção de fato começasse.

Quando construído, o McDonald’s da Praça Pushkin era o maior do mundo, com 900 assentos, e ainda hoje está entre os restaurantes mais frequentados da rede.

Os registros indicam que os gerentes da loja esperavam servir mil pessoas no dia de inauguração, mas, mesmo antes de o lugar abrir, a fila já contava com cinco vezes esse número. Ao fim do dia, cerca de 30 mil pessoas passaram pelas portas do McDonald’s e a grande maioria comeu algo por lá.

Em 2014, o fotógrafo russo Mitya Kushelevich escreveu um artigo relembrando a histeria que seguiu a inauguração e oferecendo pontos de vista interessantes sobre as diferenças culturais que existiam na época.

Nós não sabíamos o que era ‘fast food’. Pensávamos que McDonald’s era um restaurante normal que servia a culinária norte-americana. Provavelmente tinha gosto de liberdade e queríamos provar”, relata.

As filas continuaram enormes até o verão russo, no meio do ano, quando a mãe de Mitya decidiu que era hora de experimentar a novidade. Foram oito horas sob o sol escaldante, mas o fotógrafo conta que aquilo não era um grande problema para quem estava acostumado a espertar em filas por dias para receber a provisão mensal de açúcar e chá.

A família pediu vários itens, sempre no maior tamanho possível, assim como quase todos que lá estavam. Para um garoto de 9 anos como Mitya, o milk-shake parecia gigante, e o Big Mac mal se sustentava em suas mãos. Ele chorou após deixar o lanche cair na primeira mordida, mas sua mãe logo correu para trocar por um novo.

O gosto de tudo era mais intenso que qualquer coisa que eu já havia provado. Eu comi e bebi tudo como se fosse minha última refeição. Cerca de dez minutos e 5 mil calorias depois, meu corpo me alertou para o fato de que eu não era capaz de digerir toda aquela delícia gordurosa”, escreve.

Foi então que Mitya decidiu conferir como era um banheiro norte-americano por dentro. “Eu não estava sozinho: as filas nos banheiros, especialmente os femininos, eram quase tão grandes quanto as lá de fora”, brinca. Há coisas, como o sistema digestivo, que precisam de mais tempo para se acostumar às mudanças.

Como em tantos lugares mundo afora, o McDonald’s se estabeleceu com força na Rússia, e hoje o país conta com mais de 600 restaurantes da rede.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness