Ciência

Abelhas estão viciadas em pesticida feito de nicotina

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Além de estarem desaparecendo da face da Terra, as abelhas também estão enfrentando um novo problema: o vício em nicotina.

Calma! Você não vai achar nenhuma abelha fumando um cigarro por aí (ufa!). Trata-se de um pesticida feito com nicotina que está causando adição nos insetos.

Um estudo sobre o comportamento de zangões realizado pela Imperial College London e pela Queen Mary University aponta essa tendência. Segundo as descobertas, há um grande risco de alimentos contaminados com pesticidas entrarem nas colônias de abelhas. A análise foi realizada sobre os neonicotinóides, pesticidas derivados da nicotina.

Segundo as observações dos cientistas, as abelhas tendem a evitar alimentos contaminados com este pesticida, que é proibido em quase toda a União Europeia. Entretanto, após experimentarem mais vezes alimentos que receberam este tratamento, elas passam a preferi-los.

Para compor o estudo, foram analisadas 10 colônias de abelhas durante 10 dias. Elas tinham acesso à açúcar puro e compostos contaminados com neonicotinóides ou neônicos, escolhendo livremente entre eles. Os pesquisadores perceberam que, no início, as abelhas davam preferência ao alimento puro, mas passavam a escolher o alimento com pesticidas com o passar do tempo.

Veja o estudo na íntegra, clicando aqui (em inglês).

Publicidade Anuncie

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Encontraram plástico em animais que vivem a mais de 10 mil metros abaixo da superfície do mar