Debate

Alguém está surpreso que em apenas dois dias a nova lei contra assédio prendeu homem em trem de SP?

por: Redação Hypeness

A gente até poderia fingir surpresa com o fato de que apenas dois dias depois da sanção da lei que tipifica como crime a importunação sexual, um homem foi preso em São Paulo. Não vamos, pois esta é uma realidade que mulheres no país inteiro precisam enfrentar todos os dias. Em todos os espaços.

O caso aconteceu na CPTM – empresa que administra o transporte ferroviário na capital paulista. O homem foi preso depois de ser acusado de passar a mão na perna de uma passageira em um vagão do trem.

O crime aconteceu nas proximidades da estação Sagrado Coração, em Jandira, na Grande São Paulo. Maurício Ribeiro, de 56 anos, sentou ao lado da vítima no trem e fingia dormir com uma maleta no colo. No boletim de ocorrência, a vítima diz que o homem “acariciou e apertou” a coxa dela.

Bastaram dois dias para a primeira prisão

“Ele começou a esfregar a perna em mim, eu me afastei, mas ele se aproximou de novo. Chutei a perna dele, mas ele não estava nem aí, não parava. Quando pegou na minha coxa, eu gritei, fiquei nervosa, chorando”, relatou a vítima, a vendedora Edilane Soares, de 25 anos, à Folha de São Paulo.

A polícia militar diz que já existiam outros dois registros de importunação ofensiva contra Maurício. Ambos cometidos em trens da CPTM, entre 2016 e 2017. Por causa da ausência de medidas efetivas, ele sempre conseguiu se safar apenas com o pagamento de multa.

Desta vez foi diferente, pois a lei prevê pena de um a cinco anos para quem “praticar sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiros”.

Aos vigilantes da estação, Ribeiro negou o crime e disse ainda ser um homem casado. Ele revelou que toma remédios controlados e que estava dormindo “quando seu braço escorregou e encostou na perna da vítima”.

No Rio de Janeiro, uma menina de 14 anos expulsou um homem que estava se aproveitando de uma passageira dentro do coletivo. Na gravação, Ana aparece aos gritos acusando o rapaz de se aproximar sorrateiramente da vítima. “Você sentou, pegou seu pau nojento, sujo e botou pra cima dela”, diz.

 

Publicidade

Foto: Commons Media


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vídeo reúne 10 piadas de ‘Friends’ que seriam um fiasco na TV hoje em dia