Debate

Anatel intensifica processo de bloqueio de celulares irregulares em 10 estados

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou o início dos bloqueios de aparelhos celulares irregulares em 10 estados. O processo comandado pela Anatel mira telefones roubados, extraviados e não certificados pelo órgão regulador.

Em um primeiro momento, a medida atinge os moradores dos estados das regiões Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudeste. Usuários do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, já estão recebendo mensagens alertando sobre as irregularidades.

Nas regiões citadas, a medida contempla celulares irregulares habilitados a partir de 23 de setembro de 2018. Desde o último domingo (15), os usuários estão recebendo a seguinte mensagem enviada pelo número 2828:

“Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal.

O estado de São Paulo deve entrar na mira da Anatel em janeiro de 2019

Caso o problema permaneça, o bloqueio total será feito a partir do dia 8 de dezembro. Por isso é importante ficar atento, pois a última mensagem enviada pelo 2828 será a seguinte: “Operadora avisa: Este celular IMEI XXXXX é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”.

A operação visa seguir a legislação brasileira, que obriga todo aparelho celular em uso no país a ser certificado pela Anatel. De acordo com a assessoria do órgão, “o usuário deve sempre procurar o selo da Anatel no verso da bateria do celular e também no carregador”.

Os celulares clandestinos possuem adulteração no IMEI (International Mobile Equipment Identity, em inglês). Para saber se este é o seu caso, basta ligar para *#6#. Se a numeração coincida com o que aparece na caixa, está tudo certo. Do contrário, as chances do telefone ser irregular são bem grandes.

Até julho de 2018, foram bloqueados mais de 40 mil acessos de telefonia apenas em Goiás e no Distrito Federal. A Anatel diz que a terceira fase mira as regiões Nordeste, Sul e Sudeste a partir de 7 de janeiro de 2019.  

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
De carro e bicicleta: Polícia investiga autor de ataques com ácido no Sul