Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não é preciso ser um experiente cientista ou um velho inventor para criar algo que possa impactar positivamente e fazer a diferença na vida de muita gente – se você tem uma grande ideia e a criatividade afiada nessa direção, é possível efetivamente mudar o mundo. Esse é o caso da estudante canadense Riya Karumanchi, de apenas 15 anos, que criou a “Smart Cane”, uma bengala inteligente capaz de ajudar, guiar e proteger a vida de pessoas com deficiência visual.
Riya Karumanchi
A invenção de Riya em seu protótipo traz um GPS capaz de orientar o usuário com vibrações indicando direção, como uma vibração indicando a direita, e duas indicando a esquerda. Junto do GPS a Smart Cane traz um sensor ultrassônico de proximidade, e ainda um “serviço de emergência”. O sensor aponta a aproximação de objetos perigosos, e o serviço de emergência permite que a pessoa possa compartilhar sua localização, suas informações pessoais e seu histórico médico.
A ideia nasceu em Riya depois que ela conheceu a avó de uma amiga que era quase cega. “Percebi como as pessoas com deficiências visuais ou auditivas estavam lutando para se locomoverem sozinhas”, afirmou a jovem inventora. “Eu vi como isso poderia ser frustrante e, a partir daí, pensei em criar um dispositivo de assistência para melhorar suas vidas”, disse Karumanchi. Com sua invenção, um imenso futuro de possibilidades se abriu para ela – e para todos os deficientes visuais em potencial.
O sensor ultrassônico do protótipo da bengala
Riya passou todo o verão com sua empresa em uma incubadora em uma universidade canadense, onde levantou cerca de 56 mil dólares, ou cerca de 232 mil reais, de investidores como a Microsoft, para iniciar sua produção. Hoje ela lidera uma equipe de 11 pessoas desenvolvendo sua Smart Cane – que chegará a um modelo viável em dezembro. Sua ideia é que o modelo finalizado tenha também uma câmera com inteligência artificial, capaz de reconhecer rostos e descrever objetos.
Publicidade
Comer de forma saudável é mais fácil do que muita gente imagina e alguns estabelecimentos estão mais do que...
Debra Caudy e Clay Heighten são pais de Jon, um menino autista de 19 anos. A família vive em Dallas, nos Estados...
Na contramão da falta de verba e de valorização da produção científica em universidades brasileiras, a...
Não conheço luminária melhor que essa e você? Criada pelo designer Santiago Sevillano. Fonte
Durante os dias 24 e 25 de novembro, Porto Alegre se tornou o centro brasileiro da inovação. A capital gaúcha foi...
Quase todo mundo que tem um animal de estimação é capaz de jurar que o bicho entende tudo o que o dono fala... Ainda...
Já ouviu falar em árvores com luzes, sem ser aquelas que usamos no Natal? Uma equipe de pesquisadores japoneses...
Você sabe o que é um tuk-tuk? Esse modelo de transporte ainda não é comum no Brasil, mas já é tradição em...
Pelo jeito, ter que jogar par ou ímpar para ver quem será o motorista da vez e ficar sem beber na balada não será...