Inspiração

Aplicativo ‘Tá tudo bem?’ ajuda a desmistificar suicídio e a pedir ajuda rapidamente

Redação Hypeness - 05/09/2018

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no final do ano passado mostram que o suicídio é um problema real e crescente no Brasil. Entre 2011 e 2015 o número de casos cresceu em 12%, e é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Se em 2011 o número foi de 10.490 mortes, em uma média de 5,3 a cada 100 mil habitantes, em 2015 o número chegou a 11.736, subindo para 5,7 a cada 100 mil pessoas. Foi olhando para essa dura realidade que o app “Tá tudo bem?” foi desenvolvido.

A ideia é desmistificar o suicídio com informações e acesso direto e rápido à ajuda, a fim de eliminar os tabus e preconceitos que isolam ainda mais quem está sofrendo e pensando em tirar a própria vida. O app oferece, além de informação, uma série de ferramentas de apoio, como um botão de emergência que liga automaticamente para o CVV, no telefone 188, uma lista de razões para viver, notificações diárias de apoio emocional, e o mais especial: uma lista de contatos de emergência.

z

Por esses contatos, basta clicar no botão “Preciso falar com alguém” para que um SMS automático seja enviado aos contatos de confiança informando que o usuário não está bem. O “Tá tudo bem” é um app 100% gratuito, que já possui mais de 5 mil downloads e conta com quase 300 usuários ativos. O desenvolvimento foi feito com supervisão de uma profissional em psicologia, com o mais nobre dos objetivos: ajudar a quem sofre, e salvar vidas. Para baixar o app, clique aqui.

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.