Tecnologia

Bandas e artistas independentes vão ganhar mais espaço no Spotify

por: Redação Hypeness

Constantemente acusada de favorecer somente os grandes artistas bem-sucedidos, a plataforma Spotify finalmente anunciou uma mudança que pode significar uma abertura e oportunidade para artistas e bandas independentes. Enquanto antigamente era preciso que o artista tivesse vínculo com uma gravadora ou outro agregador digital para subir suas músicas na plataforma, agora todo artista poderá colocar suas músicas no Spotify diretamente.

O processo, portanto, passará a poder ser feito diretamente pelos artistas – que, se não tivessem contrato com gravadoras, antes tinham que pagar por mediadores terceiros. Os artistas poderão fazer o upload de suas músicas, assim como da arte dos discos, escolher um dia para o lançamento, e ainda editar informações adicionais.

A empresa, porém, recomenda que as músicas sejam subidas cerca de 5 dias antes do lançamento, para que o Spotify possa analisar o conteúdo, certificando-se não se tratar de algo que possa ferir a política da plataforma, ou se não é uma duplicação.

Outra vantagem é o pagamento: segundo o Spotify, para quem subir diretamente suas músicas, o pagamento será de 50% da receita líquida arrecadada no Spotify, e 100% dos royalties para as músicas. Um artista em contrato com uma gravadora, por exemplo, dificilmente recebe a totalidade desse valor. Trata-se de uma mudança considerável e importante que, assim se espera, pode significar um primeiro passo para que enfim a internet realmente defenda a democratização que ela pode oferecer.

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como o ‘Do It Yourself’ está aproximando a tecnologia das pessoas