Sustentabilidade

Bikes do Itaú têm ‘preço dinâmico ao contrário’ na Semana da Mobilidade; entenda

por: Redação Hypeness

Uma das coisas que mais incomoda as pessoas no modelo de apps de carros que revolucionou a mobilidade urbana nas grandes cidades é a tarifa dinâmica. Quando as pessoas mais precisam de um carro, a tarifa fica cada vez mais cara.

Para celebrar a Semana da Mobilidade Urbana essa lógica foi invertida. Quanto maior for o trânsito parado nos congestionamentos, mais a tarifa das bikes do Itaú vai cair. Até chegar a zero.

E se ter uma bike própria pode ser caro e trabalhoso, os sistemas de compartilhamento de bicicletas resolveram em muito tal problema – e o Itaú e suas laranjinhas foram um dos primeiros a oferecer tal iniciativa.


Por meio de planos diários ou mensais verdadeiramente acessíveis, as bicicletas funcionam como uma alternativa saudável e ecologicamente correta para o problema dos engarrafamentos nas grandes cidades, sem desperdício ou despesas excessivas. Mas para a Semana da Mobilidade deste ano, a Bike Itaú preparou um sistema ainda mais especial para o uso de suas laranjinhas.

Pois se quando o trânsito está mais intenso é que as bicicletas funcionam melhor como alternativas de transporte, para impactar de forma ainda mais positiva sobre o problema que se pensou a Bike Dinâmica Itaú. A ideia é simples e eficaz: quanto maior for o trânsito na cidade, menor será o preço do aluguel das laranjinhas. Trata-se de um sistema oposto às dinâmicas dos apps de carros como Uber e Cabify, que aumentam o preço quando a demanda sobe: para a Semana da Mobilidade, o trânsito intenso fará cair os preços das bicicletas do Itaú.

Assim, o preço das bikes irá diminuir para essa semana especial. A ideia é tornar ainda mais acessível e funcional o uso das bicicletas como meio de transporte pelas cidades. A divulgação dos preços diários acontecerá em diversos mobiliários urbanos pela cidade, informando o valor diário em tempo real. Os dados serão também transmitidos pela internet, informando o preço de acordo com o trânsito.

Dessa forma pedalar ficará ainda mais fácil, justamente no momento que mais se precisa. A assinatura da campanha diz perfeitamente o espírito de tal mudança: quem vai de bike chega melhor. Mudar o trânsito de uma cidade e libertar quem precisa se locomover das prisões em engarrafamentos imensos é o maior objetivo tanto da Bike Dinâmica Itaú quanto da Semana da Mobilidade 2018.

Mas não somente: trocar o carro pela bicicleta, especialmente quando o trânsito está intenso, é uma maneira de investir na saúde de seu corpo e de sua cabeça – e, com o preço dinâmico, trata-se também de um investimento na saúde do seu bolso.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inspirada em civilização Maia, 1ª cidade eco inteligente vai ser erguida em Cancún