Debate

‘Brincadeira’ transfóbica de Felipe Neto reforça preconceito e revolta youtubers trans

por: Redação Hypeness

O youtuber Felipe Neto resolveu fazer um vídeo perguntando qual das pessoas havia nascido mulher. Para isso ele realizou o que chamou de ‘teste de conhecimento’. O problema é que a iniciativa esbarrou na transfobia, provocando manifestações negativas de seus próprios seguidores e de youtubers trans.

Mesmo com a ressalva de que pretendia falar apenas de ‘sexo biológico’ e que não pretendia causar nenhum tipo de ‘reboliço’, Neto não conseguiu escapar das críticas. As pessoas sentiram falta de uma contextualização por parte do youtuber, que preferiu ir pelo caminho simples de definir a sexualidade apenas considerando a aparência. A atitude pode reforçar conceitos transfóbicos entre seus 25 milhões de seguidores, formados principalmente por jovens.

Neto foi alvo de críticas por estimular a transfobia

“Se for um homem eu vou ficar bolado porque eu achei atraente e parece um homem que tem pepeca”, disse em dos trechos da gravação.

O youtuber trans Lucca Najar, que acabou de receber a certidão de nascimento atestando seu sexo como masculino, resolveu publicar uma resposta pontuando como a suposta brincadeira por causar problemas para pessoas trans. Najar disse que “está há dois anos tentando desconstruir exatamente isso que você chama de sexo biológico”.

Ele prosseguiu ressaltando a insistência das pessoas em questionar sua sexualidade. “Se você entrar em qualquer vídeo meu aqui no canal, você vai ver vários comentários falando que eu nasci  mulher”.

Thessita, que também é uma youtuber trans, foi outra a reprovar o conteúdo do garoto. “Reforça a transfobia”, salientou. Ela seguiu na mesma linha de pontuar o quão perigoso pode ser julgar as pessoas por terem ‘cara de homem’ ou ‘cara de mulher’.

Até o momento, Felipe Neto não se manifestou sobre o caso.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O ‘hambúrguer de laboratório’ tem inúmeros problemas e precisamos falar sobre isso