Ciência

Cabras reconhecem expressões humanas – e preferem quem sorri para elas

por: Redação Hypeness

Se você prefere encontrar e interagir com pessoas felizes e sorridentes e evitar quem aparece com o semblante fechado e duro, saiba que você tem mais em comum do que pensa com… as cabras. Um novo estudo publicado na Royal Society Open Science procurando compreender melhor a relação entre esse simpático animal e os seres humanos concluiu que as cabras, assim como os cachorros, não só são capazes de reconhecer as expressões faciais humanas, como preferem interagir com quem está feliz.

Segundo os cientistas, tal habilidade é uma herança evolutiva dos tantos séculos de convívio com seres humanos, a partir da domesticação e da proximidade entre as pessoas e a cabras. “A domesticação formatou a fisiologia e o comportamento dos animais para se adaptarem melhor aos ambientes humanos”, diz o artigo. “Portanto, as expressões faciais humanas podem ser altamente informativas para os animais domesticados, por trabalharem próximos das pessoas, como cachorros e cavalos.”

Para concluir tal aspecto da pesquisa, os cientistas expuseram um rebanho de cabras ao convívio com duas figuras humanas, uma de semblante feliz, e outra com aparência triste. A grande maioria das cabras interagia primeiro com a figura de expressão feliz, sem distinções outras como gênero ou pelo sexo dos animais – elas simplesmente preferem pessoas felizes. A pesquisa indica que a domesticação afeta mais do que se imagina as capacidades cognitivas dos animais, indo além das relações mais ancestrais como com os cães e gatos, e pode ser mais forte e presente em outros animais. Entre os cientistas estão duas – felizes – brasileiras.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Hubble encontra planeta com água em estado líquido