Inspiração

Dia da Árvore: este cajueiro é tão grande que parece uma floresta inteira

por: Redação Hypeness

Lembra da árvore indiana que parece uma floresta inteira sobre a qual falamos aqui?

Ela tem uma “versão brasileira” que é pura maravilhosidade.

É o Cajueiro de Pirangi, localizado no município de Parnamirim, a 12 km de Natal, no Rio Grande do Norte. Com uma área de cerca de 8.500 m², a árvore tem o tamanho de cerca de 70 cajueiros.

Ela não é apenas grande, mas muito produtiva. A cada safra, seus galhos oferecem 2,5 toneladas de caju.

O crescimento espalhado da árvore é explicado pela Wikipedia:

Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore.

O resultado é um cajueiro que ocupa a área de uma floresta inteira e se tornou atração turística na região. Tem até um mirante que possibilita ver toda a extensão da árvore – que não é pouca coisa!

Apesar disso, existe uma disputa interna aqui no Brasil: embora o Cajueiro de Pirangi seja considerado o maior do mundo, há quem diga que é um cajueiro no Piauí, localizado no município de Cajueiro da Praia, quem merece o título. Segundo a Secretaria de Turismo local, ele teria 8.800 m², quase 300 a mais do que o concorrente.

Publicidade

Créditos das fotos sob as imagens


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
3 cenas de filmes com falas necessárias