Ciência

Cientistas alemães prometem 10 mil euros a quem provar ter ‘superpoderes’

por: Redação Hypeness

Pessoas que afirmam mover objetos com a força do pensamento, ser capazes de encontrar água usando varinhas metálicas e até de levitar: não faltam supostos ‘superpoderes’ passando pela Sociedade para Investigações Científicas das Paraciências, na Alemanha.

Tudo porque, desde 1987, a instituição oferece prêmios polpudos para quem conseguir provar que tem mesmo uma habilidade sobrehumana. Hoje, o valor é de 10 mil euros, equivalente a mais de 45 mil reais.

De acordo com Rainer Wolf, um dos responsáveis pelos testes, o objetivo não é fazer ninguém parecer ridículo. Pelo contrário: apesar de demonstrar que a todos poderes alegados até hoje não passam de fantasia, a equipe, formada por físicos, biólogos e psicólogos, tem interesse genuíno em estudar e tentar comprovar as habilidades em laboratório.

Segundo Wolf, foram mais de 60 testes nos últimos anos, sempre sem sucesso. E, mesmo assim, os supostos superpoderosos não costumam admitir que talvez estivessem errados. Um candidato passou horas tentando mover uma folha de papel com o poder da mente até desistir. Uma mulher que afirmava ser capaz de levitar falhou dezenas de vezes antes de aceitar a derrota.

Mas o caso mais curioso é o de Heinz Krieger, que jurava ser capaz de encontrar água usando varinhas metálicas. Os pesquisadores colocaram dez baldes em sua frente, sendo nove vazios e só um cheio. Em 13 tentativas, ele não foi capaz de acertar nem ao menos uma. Questionado se ainda acreditava no seu poder, ele afirmou que tinha certeza que sim, e que não sabia o que podia ter acontecido de errado.

Para Rainer Wolf, isso é um indicador que o grande poder dessas pessoas é o de acreditar em si mesmos mesmo quando as evidências indicam o contrário. Os pesquisadores acreditam que elas tenham desenvolvido um sistema de crença que os faz esquecer de todas as falhas, focando apenas nas vezes em que tudo deu certo.

Mesmo assim, os candidatos seguem chegando à Sociedade para Investigações Científicas das Paraciências. Se você acredita que pode ser o primeiro a receber o prêmio de 10 mil euros, pode preencher um formulário no site, explicar sua habilidade e torcer para ser convocado para os testes.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Society for the Scientific Investigation of Para-Sciences


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com chiclete de pimenta, grupo brasileiro vence torneio de robótica da NASA