Ciência

Cientistas estão usando Fortnite para conscientizar sobre mudanças climáticas

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Em agosto, o número de pessoas em todo o mundo que jogavam Fortnite, um dos games mais famosos dos últimos tempos, ultrapassava os 125 milhões. Obviamente, não há nenhuma publicação científica que seja tão popular, especialmente entre os jovens.

Talvez a relação entre as duas coisas pareça sem sentido, mas a cientista canadense Katharine Hayhoe conseguiu juntas as pontas de um modo bem interessante. Ainda em julho, ela twittou que um seminário sobre mudanças climáticas que ela postou no YouTube uma semana antes tinha mil visualizações, enquanto um vídeo sobre Fortnite que o filho dela havia publicado um dia antes já passava das 10 mil.

Publicidade

Foi a partir daí que ela e um grupo de cientistas se juntaram para aproveitar a popularidade do jogo para mostrar aos jovens que ciência não é necessariamente algo chato e restrito às salas de aula. Surgiu então o Esquadrão Climático do Fortnite.

O grupo se reúne duas vezes por semana para jogar Fortnite enquanto conversa sobre estudos relativos às mudanças climáticas. Tudo é transmitido pelo Twitch, a maior plataforma de streaming relacionado a games da internet.

O Esquadrão já conta com 21 cientistas, além de jornalistas convidados com experiência na cobertura de questões climáticas. Eles jogam às terças-feiras, a partir das 21:30 (horário de Brasília), e costumam responder questões de quem acompanha as lives.

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Pesquisa diz que ar condicionado gelado prejudica produtividade de mulheres