Sustentabilidade

Cogumelos podem deteriorar plástico em semanas, indica estudo

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

O impacto do plástico no meio ambiente vem sendo tratado com bastante seriedade nos últimos anos. A ONU (Organização das Nações Unidas) chegou a afirmar que trata-se do maior desafio do século, já que ele está muito presente em nossas vidas, causando seríssimos danos à natureza.

Porém, um estudo patrocinado pelo Departamento de Meio Ambiente do Reino Unido revelou que a solução pode estar na própria natureza, já que cogumelos podem ajudar a diminuir a quantidade de plástico em oceanos e florestas e, são capazes de até mesmo ajudar na elaboração de biocombustíveis mais econômicos e sustentáveis.

O responsável é um tipo de fungo encontrado no Paquistão, super eficiente em quebrar as moléculas de poliuretano poliéster, substância encontrada em resíduos plásticos. O grupo de cientistas que trabalha para o Royal Botanic Gardens também descobriu que estes organismos podem quebrar as moléculas de substâncias químicas como o diesel, garantindo assim a existência de um combustível mais econômico e sustentável dos que usamos atualmente.

“O potencial dos fungos para resolver problemas ambientais é muito forte, e representa um avanço significativo acerca da compreensão de como atuam”, afirmou Kathy Willis, uma das cientistas envolvidas na pesquisa.

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução/Royal Botanic Gardens (Kew)


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Retratada no filme ‘Rio’, ararinha-azul está extinta no Brasil