Roteiro Hypeness

Conheça o Jantar Mistério: aqui você tem que desvendar um ‘crime’ enquanto saboreia um bom prato

por: Kauê Vieira

São Paulo é a capital gastronômica e cultural do Brasil. Na noite paulistana, criatividade é a chave do negócio. Por isso, a proposta de dois artistas de aliar teatro e comida, está fazendo sucesso.

Você já ouviu falar do Jantar Mistério? Trata-se de uma iniciativa criada por Eder Progetti e Douglas Moreira, atores com mais de 10 anos de carreira, para estimular as relações humanas por meio da arte.

“Somos a única empresa que oferece esse serviço no Brasil e o potencial de crescimento é gigantesco. Já temos mais três histórias em produção, sendo que uma delas é para o público infanto-juvenil, um mercado que nos surpreendeu pelo tamanho da demanda”, revelam os criadores do projeto durante papo com o Hypeness.  

O ‘Jantar Mistério’ mostra que existem muitas maneiras de fazer arte

Como o próprio nome já adianta, mistério é a palavra de ordem. Ao chegar no espaço onde o evento será realizado, você é convidado a assumir uma nova personalidade e mergulhar nas relações entre imigrantes italianos na São Paulo da década de 1950.

A história fala sobre o assassinato de um grande nome das artes da cidade e todos os presentes são suspeitos. Para deixar a coisa divertida, os participantes podem se caracterizar com roupas típicas do período e abusar da criatividade.

A escolha dos personagens é feita de forma aleatória, embora o fato de lidar com desconhecidos exija de Douglas e Eder uma leitura veloz sobre o perfil mais adequado para cada um deles.

“É algo que, num primeiro momento, você tem certeza de que não vai dar certo (risos). Mais do que fazer teatro, nós, como condutores do jogo, assumimos papel de direção teatral mesmo. Quem acaba fazendo o teatro acontecer, os atores de verdade, são os convidados do jantar. No começo, nós pedíamos para o anfitrião nos passar um perfil básico dos convidados, quem era mais solto, quem era mais tímido, quem gostava de teatro, quem não, etc… o que se mostrou extremamente complicado, pois isso acabava fazendo com que o cliente começasse uma verdadeira epopeia de descrições”.

A proposta de Eder e Douglas é unir gastronomia e teatro em prol da cultura

Esta é a sacada do Jantar Mistério. Na mesa, o grupo é responsável pelo desenrolar da história. A ideia é encarnar o personagem. Não se preocupe, pois ao longo de brincadeira, que dura em média duas horas, as pessoas são municiadas com um roteiro. Ele é dividido em três partes – prevendo a duração da entrada, prato principal e sobremesa.

“É surpreendente como as pessoas se revelam extremamente talentosas. Às vezes, quando os convidados começam a chegar para o jantar, pela nossa experiência na área, já conseguimos identificar quem tende a ser um pouco mais tímido, por exemplo, mas basta o jogo começar para tudo mudar e essa mesma pessoa surpreender a todos com sua participação. Nós vamos dando base para que ela se solte e ‘compre a ideia’ de que ali, ela é uma personagem, e que pode tudo. Muitas vezes essa pessoa mais tímida acaba entregado a atuação mais divertida da noite. É muito engraçado!”

“Muitas vezes essa pessoa mais tímida acaba entregado a atuação mais divertida da noite. É muito engraçado!”

Por falar em comida, o jantar é preparado por um chef integrante da equipe liderada por Douglas e Eder. Os dois contam que parar tudo sair dentro do planejado, é importante se certificar da existência de condições adequadas.

“Fizemos um jantar uma vez, num salão de festas, em que a cozinha era tão pequena que só cabia o chef lá dentro e havia um fogareiro ao invés de um fogão. Nossa sorte é que trabalhamos com profissionais extremamente competentes e o chef deu um show nessa ocasião, conseguindo preparar um jantar incrível para 12 pessoas com uma boca de fogão apenas”.

Pioneiros em um meio que ainda tem muito espaço de desenvolvimento, Douglas e Eder se dizem contentes em levar arte e cultura para as pessoas e, sobretudo, mostrar que existem várias maneiras de se fazer teatro.

A ideia de aplicar o estilo no Brasil nasceu após a experiência de Eder em Portugal

“O desafio, realmente, é envolver as pessoas num universo totalmente teatral sem que role um: ‘Ah! Eu sou tímido, não sei fazer teatro!’. Nós acreditamos que o envolvimento acontece exatamente por se tratar de um jogo. Todos nós gostamos de jogar. Em inglês, ‘atuar’ em teatro, TV ou cinema é traduzido por ‘play’, que por sua vez, para nós aqui é traduzido como ‘jogar’.

O Jantar Mistério é meio que o ápice da convergência dessas traduções, porque você joga e atua ao mesmo tempo, tentando resolver o mistério e manter sua personagem. Você questiona, é questionado,  precisa pensar pra sair das situações, você é estimulado o tempo todo!

Se você dá a base aos convidados, qualquer receio que eles tenham por pensarem que ‘terão que fazer teatro’, cai por terra, porque o convidado estará tão inserido no contexto da trama que, levado pela diversão e pelo mistério do jogo, rapidamente assume sua personagem e já está completamente dentro na história”.

A história busca encontrar o assassino de um nome importante da São Paulo dos anos 1950

Antes de terminar, vamos ao cardápio. O serviço se inicia com uma entradinha de Bruschettas (1 de queijo brie com pêra, 1 de tomate fresco com manjericão) ou salada fresca de folhas ao molho de mostarda e mel.

Para o prato principal, risoto de parmesão ao limão siciliano e escalope de mignon em redução de vinho tinto ou risoto de camarão e filé de peixe na manteiga de ervas. De sobremesa, brownie de chocolate com sorvete de creme ou torta de limão. 

“Estamos estudando a viabilidade de variações de cardápio, para que possamos oferecer opções mais em conta atingindo vários segmentos de clientes. Inclusive, já há uma procura enorme do mercado corporativo pelo nosso trabalho. Queremos fazer do Jantar Mistério um programa de sexta, sábado à noite, promover o networking, conectar pessoas. Queremos proporcionar alegria, gargalhadas e noites inesquecíveis. Temos muito espaço para crescer e se depender da criatividade e da nossa vontade de fazer acontecer, se bobear, nem o céu é o limite”.

O Jantar Mistério pode ser feito em qualquer lugar, desde sua casa, empresa ou um restaurante. Para dar certo, é necessário reunir de 10 a 30 pessoas. O valor do pacote completo é a partir R$ 240, por pessoa. Saiba mais aqui

Publicidade

Fotos: Divulgação


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Rihanna cria coleção de jóias artísticas para homenagear a beleza negra