Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A busca por fontes de energia renovável são uma prioridade para vários cientistas pelo mundo. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos EUA, podem ter feito uma descoberta capaz de revolucionar o armazenamento de energia e também aliviar os impactos ambientais da indústria têxtil.
Fabricantes de tecidos usam muito azul de metileno como corante. O problema é que, em média, só 5% do produto é absorvido pelas roupas. O resto é dissolvido na água e acaba sendo descartado durante os processos de produção, podendo causar danos severos ao meio ambiente.
O que o estudo indica é que o azul de metileno tem propriedades elétricas que poderiam ser muito bem aproveitadas ao usar o composto na produção de baterias, em vez de simplesmente jogar fora a água em que ele é dissolvido.
De acordo com a pesquisa, as moléculas do azul de metileno mudam de forma – na verdade, reduzem – quando uma voltagem é aplicada ao material. Cada uma ganha dois prótons e dois elétrons, se tornando o que os cientistas chamam de leucometileno.
O que faz o azul de metileno ter potencial como componente de baterias é a reversibilidade desse processo. Grandes quantidades do composto podem ser transformadas em leucometileno usando fontes de energia como a solar, e então, à noite, seria possível reverter o processo, gerando energia novamente.
De acordo com Anjula Kosswattaarachchi, uma das cientistas por trás do projeto, o próximo passo é fazer testes com a água descartada pela indústria para conferir se os resultados são parecidos com os de laboratório.
“Há muita pesquisa sendo feita para descobrir como remover esses compostos da água, mas sem sucesso em grande escala. O lado bom é que podemos ressignificar a água descartada e criar uma tecnologia de armazenamento de energia limpa”, disse.
Publicidade
Na noite da última terça-feira (15), a Amazon realizou o evento de lançamento da linha Echo no Brasil, com uma...
Mais barato e eficaz, o novo teste biossensor desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos...
Na província de Helmande, ao sul do Afeganistão, barbeiros estão rigorosamente proibidos de aparar ou raspar barbas...
Uma professora usa poesia para ensinar algoritmos. Um engenheiro dá aulas de Física gratuitamente em uma praça do...
Um e-mail do CEO do Twitter Jack Dorsey pegou alguns funcionários de surpresa. Ele anunciou que parte das operações...
O governo Suíço está oferecendo cerca de 50 mil dólares para qualquer pessoa que conseguir invadir o sistema de...
A onda de calor sem precedentes que vem castigando o Canadá desde a semana passada já tirou a vida, segundo...
Cada passo dado no espaço sideral é um desafio grandioso, e por isso uma nova conquista é necessariamente um feito...
Enquanto muitos países já flexibilizaram suas leis de criminalização da maconha – alguns permitindo o uso...