Empreendedorismo

De uma receita secreta da vovó nasceu a pizzaria Massa na Caveira

por: Vitor Paiva

Patrocinado por: Shark Tank Brasil

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O amor pela pizza na vida de Raphael Corrêa é literalmente ancestral: desde pequeno sua avó preparava pizzas especiais em casa, com uma massa de receita secreta que ela desenvolveu e aprimorou. Eram pizzas pequenas, individuais, artesanais, que faziam tanto sucesso nas festas e jantares em sua casa que desde sempre todos se perguntavam como aquela incrível receita ainda não tinha ganhado o mundo. Pois foi isso que Raphael decidiu fazer, aprendendo diretamente com a avó a preparar a massa, e transformá-la no ponto de partida do Massa na Caveira.


O que começou na cozinha de sua casa se transformou, em 2014, em um food truck, adaptando uma Kombi 74 corujinha em um forno ambulante capaz de preparar as mais deliciosas pizzas individuais e artesanais para todos os cantos de São Paulo.

Raphael e a kombi do Massa na Caveira


O diferencial do Massa na Caveira estava, como ainda está, em toda sua essência: a receita secreta de massa da vovó, os ingredientes fresquissimos e as combinações inusitadas que formam as pizzas ao fim.


Essas combinações foram também um diferencial trazido das tradições caseiras da família Correa, já que por lá todo mundo colocava sobre a massa fininha que a avó deixava sempre pronta para ir ao forno as coberturas que quisessem.

Um outro elemento essencial sempre foi, no entanto, o amor: de avó para neto, a pizza ocupa de tal forma o coração de Raphael que ele não só tem tatuagens da iguaria italiana no corpo, como batizou sua cachorrinha de pizza.


Todo esse amor foi um dos combustíveis principais para o food truck, que conquistou o público e se transformou em uma loja fixa no ano seguinte de sua fundação, em 2015, no bairro do Tucuruvi. Para a loja foi levada a lógica que caracterizavam as pizzas da Kombi: nada de preocupações com receitas gourmet, mas sim com comidas deliciosas simplesmente.

Raphael e sua avó

São pizzas individuais, cortadas à francesa para serem degustadas em pequenos pedaços. Desde sabores mais tradicionais, como calabresa, mussarela e pepperoni, o Massa na Caveira oferece peculiaridades como Chicken Buffalo (de frango com molho barbecue, catupiry, doritos e cheiro verde), Caprese Caveira (mussarela de búfala com linguiça italiana curada e pesto de azeitona preta) ou até a Gratinada (catupiry, mussarela, provolone, bacon e alho frito) e a Pizza doce de sobremesa, que a cada trimestre oferece uma combinação diferente: chocolate, blueberry, creme de baunilha ou frutas.

Nesse ano de 2018 a receita da vovó dos Corrêa seguiu se expandindo mais e mais, e o Massa na Caveira ganhou uma nova loja, no bairro da Casa Verde. As atividades com o food truck ainda seguem, e o desejo de Raphael é acompanhar a fome de seu público e seguir crescendo. Sua ideia é franquear o restaurante, mantendo tanto o segredo da receita, quanto a qualidade das massas – e, para isso, centralizando a produção das massas em suas mãos. Um plano de franquia, no entanto, é algo caro e complexo, e foi para isso que ele levou a Massa na Caveira ao programa Shark Tank Brasil.

Raphael no programa

Raphael não poupou esforços para convencer os tubarões investidores do programa a se associarem à sua história, à receita de sua avó e ao sucesso de seu empreendimento – e começou os seduzindo com sua arma secreta: a própria pizza. Depois de oferecer deliciosos pedaços como iscas aos Tubarões, ele contou sua história, com a paixão pelo assunto que lhe é peculiar. Enquanto Cristiana Arcangeli, João Appolinário e Camila Farani se deliciaram com a pizza e com a história de Raphael e sua avó, Caito Maia e Robinson Shiba rapidamente sentiram mais do que somente o aroma e o sabor da Massa na Caveira – viram no empreendimento uma oportunidade, e decidiram oferecer uma proposta.

Caito e Camila se deliciando com as pizzas do Massa na Caveira

Shiba, fundador e dono do China In Box e da Gendai e especialista em restaurantes e franquias e Caito Maia, fundador e dono da Chilli Bean e também especialista no assunto, se encantaram com a possibilidade de espalhar a pizza pelos shoppings do Brasil. Por isso, os dois investidores se juntaram para entrar no negócio de Raphael. As condições e propostas apresentadas pelos Tubarões foram várias, e o trio precisou negociar de fato até chegar a um bom acordo.

O final foi feliz para todos, deixando a avó de Raphael e sua receita devidamente orgulhosos. Para assistir aos detalhes e à negociação de outros empreendimentos tão interessantes quanto o Massa na Caveira, basta sintonizar no Shark Tank Brasil, exibido no Canal Sony às sextas-feiras, às 22hs, com reprise aos domingos, às 23hs. O episódio também pode ser assistido pelo app Canal Sony.    

 Para inovar e empreender, é preciso ter coragem, ousadia e acreditar na sua própria essência e potencial. Por isso, o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, para contar histórias e dar dicas inspiradoras de quem conseguiu usar experiência de vida, muito trabalho e criatividade para ter sucesso com um negócio próprio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar e, fora dos estúdios, a realidade não é diferente. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

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© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


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