Debate

Desreguladores hormonais presentes em plástico e cosméticos encontrados em crianças brasileiras

por: Redação Hypeness

O lado feio da nossa indústria da beleza está cada vez mais evidente. Agora, desreguladores hormonais presentes no plástico e em cosméticos foram encontrados em crianças.

Um estudo realizado pelo pesquisador Bruno Alves Rocha, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Ribeirão Preto, e publicado na revista científica Environmental International, analisou a concentração de 65 substâncias consideradas como desreguladores endócrinos nos pequenos. Esses elementos são responsáveis por interferir na síntese e na ação dos hormônios e podem atrapalhar funções como o sono, estado de ânimo, metabolismo, crescimento, entre outras.

O estudo analisou a urina de 300 crianças entre seis e 14 anos das cinco regiões do país. A conclusão? Nossa infância está sendo exposta a essas substâncias e os pequenos apresentam concentrações elevadas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

As meninas foram as principais vítimas destes compostos, o que é provavelmente motivado pelo uso de cosméticos desde muito cedo. No caso de algumas substâncias, elas apresentavam o dobro da concentração encontrada na urina dos meninos. Foi o que aconteceu com o triclosan, e com alguns parabenos e benzofenonas. Além disso, um terço das crianças apresentou níveis tóxicos de ftalatos – composto encontrado em cerca de 90% das amostras.

Não se sabe ao certo quais os efeitos deste tipo de substância, mas há evidências de que elas possam estar relacionadas à puberdade precoce, ao aumento de câncer de mama em alguns indivíduos, à obesidade e à infertilidade.

Para evitar a contaminação, é indicado evitar cosméticos que tenham desreguladores endócrinos em sua composição e dar preferência a produtos vendidos em embalagens de vidro (ou sem embalagens) em detrimento do plástico, visto que os compostos plásticos podem liberar substâncias consideradas como desreguladores.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uruguai aprova fim de privilégios e confirma cortes em aposentadorias de militares