Sustentabilidade

Eles descobriram que compostar para os outros é uma forma de ganhar dinheiro e ajudar o planeta

por: Redação Hypeness

Como mais da metade do lixo que produzimos em casa é orgânico, muita gente hoje em dia reaproveita esses resíduos orgânicos domésticos em composteiras, colocando em suas próprias casas as cascas de frutas e sobras de comida em uma terra com minhocas que transformam esses restos em adubo. O que a empresa brasileira VideVerde faz é aplicar essa lógica em grande escala – compostando e transformando em adubo, por exemplo, os restos orgânicos dos mais de 60 restaurantes do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro.

Conduzida pelos sócios Márcio Santos e Marcos Rangel, a compostagem em escala industrial da VideVerde atende não só ao aeroporto, mas a hospitais, empresas, redes de supermercados, shoppings e até uma siderúrgica em Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Os sócios da VideVerde

Assim, a empresa realiza em 60 dias e fechando todo o ciclo da sustentabilidade o que, em aterros convencionais (que simplesmente amontoa os materiais recicláveis e produz uma quantidade imensa de gás metano) levaria um século para ser solucionado. A empresa hoje trabalha com 35 funcionários, 10 caminhões para mais de 60 clientes em 80 pontos de coleta no Rio.

A VideVerde hoje tem capacidade para processar 1500 toneladas de resíduos orgânicos por mês, realizando justamente o ciclo completo – desde a coleta do lixo até a compostagem, produção de composto e alimentos orgânicos.

A produção de alimentos orgânicos é parte do processo da empresa

Cobrando um valor médio de R$ 400 por tonelada coletada, a empresa, sediada em Cachoeira de Macacu, no estado do Rio, é hoje uma das poucas no Brasil a realizar compostagem em escala industrial.

Diante de um problema ancestral e imenso, trata-se de uma solução ecológica, viável e até mesmo lucrativa – sem precisar, para isso, destruir o planeta.

Para inovar e empreender, é preciso ter coragem, ousadia e acreditar na sua própria essência e potencial. Por isso, o Hypeness uniu forças com o programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, para contar histórias e dar dicas inspiradoras de quem conseguiu usar experiência de vida, muito trabalho e criatividade para ter sucesso com um negócio próprio. Para tentar convencer os investidores, que no programa procuram negócios originais e inovadores, os empreendedores precisam se superar e, fora dos estúdios, a realidade não é diferente. Acompanhe estas histórias e inspire-se!

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Meio ambiente pode ser ainda mais ameaçado com florestas artificiais; entenda