Inspiração

Garotinho brasileiro que ‘psicografa’ cálculos é um gênio absoluto da matemática

por: Redação Hypeness

Soroban é o nome dado no Japão ao ábaco, um instrumento antigo criado para auxiliar os cálculos que continua sendo um pilar importante da educação no país. Além de uma maneira eficiente de fazer contas, a atividade também é o centro de competições para definir quem é capaz de usar o Soroban mais rapidamente.

Em agosto, a HeiSei Soroban Academy e a Escola HeiSei organizaram o Primeiro Grande Prêmio de Soroban BR. O jovem Ryuju Okada, de nove anos, foi o grande vencedor da competição, levando a melhor em três categorias: Fundamental I (8 a 10 anos), prova de Ditado Cálculo Mental, categoria única (9 a 18 anos) e na prova de Flash Anzan, categoria única (9 a 18 anos).

O feito que mais impressiona é o último: na modalidade Flash Anzan, o ábaco não é sequer utilizado. Os participantes precisam fazer os cálculos mentalmente, e precisam ser rápidos, pois os números, sendo 10 parcelas de números de 4 algarismos e outras 5 parcelas de números de 5 algarismos são ditados rapidamente.

O vídeo mostrando a final do Flash Anzan foi publicado no Facebook no dia 21 de agosto e já se aproxima de 10 milhões de visualizações.

Ditado Calculo Mental 読み上げ暗算 2018.08.19

読み上げ暗算 / 決勝戦第1回ブラジルそろばんグランプリ2018年8月19日Ditado Cálculo Mental / Final1º GRAND PRIX DE SOROBAN19.08.2018

Posted by 平成そろばんアカデミー on Tuesday, August 21, 2018

Você consegue responder quanto é 84251 + 90375 – 68412 + 25163 + 49780? Sem usar a calculadora, é claro. Veja o vídeo e se impressione com a habilidade de Ryuju Okada, que diz treinar o Soroban por duas a três horas diariamente. No ano passado, ele venceu 200 competidores de várias categorias de todo o país para se tornar o campeão brasileiro da modalidade.

Publicidade

Fotos: Divulgação/I GP Soroban BR


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Colegas de escola apoiam garoto de 5 anos em audiência de adoção