Ciência

Genes podem estar por trás da sua dificuldade de controlar a ansiedade

por: Vitor Paiva

Quem sofre de ansiedade sabe que um mínimo detalhe, que para a maioria das pessoas não passa de um pequeno contratempo, pode se tornar um pesadelo. Entre compromissos, projetos, trabalho e relacionamentos, a ansiedade muitas vezes se transforma em um peso extra que torna tudo muito mais difícil e agudo do que de fato precisaria ser – do que as coisas realmente são. E a prova de que a ansiedade não costuma se relacionar com a realidade é a descoberta de que ela possivelmente é causada pelos nossos genes.

Tal afirmação veio de uma longa pesquisa realizada pelo psiquiatra Ned H. Kalin, presidente do departamento de psiquiatria da Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, nos EUA. Seu estudo investigou a possibilidade de que os genes relacionados à ansiedade possam atravessar gerações como verdadeiras heranças. Se os pais, por exemplo, sofrem de transtornos de ansiedade, é provável, segundo Kalin, que em algum nível os filhos também sofram.

Paradoxalmente, o sistema cerebral que nos provoca a ansiedade é o mesmo que nos mantém alerta para situações de perigo, garantindo nossa sobrevivência. Existe, no entanto, uma ansiedade comum e até saudável – quando esse sistema se encontra super ativo, é que a ansiedade mais aprofundada nos acomete. Ainda não se sabe quais são exatamente os genes que transmitem a ansiedade.

É claro, porém, que o ambiente, a realidade e as experiências são determinantes para o desenvolvimento e a intensidade da ansiedade, mas reconhecer tal herança é um grande passo para melhor combater tal mal. O experimento também envolveu macacos jovens, a fim de determinar quão cedo a ansiedade e a depressão, que muitas vezes coexistem e podem possuir genes comuns, começam a se desenvolver.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Maior da história, aquecimento de oceanos equivale a 3 bilhões de bombas de Hiroshima