Debate

Insônia? Para algumas pessoas o problema é o super sono, que faz você dormir por dias

por: Redação Hypeness

O sono é extremamente importante para a saúde das pessoas, seja para repor as energias perdidas no dia ou manter o bom funcionamento do coração e do cérebro. Um adulto considerado saudável precisa em média de 7 a 9 horas de sono por dia, entretanto algumas pessoas precisam de muito mais e, mesmo assim, isso não parece ser o suficiente.

Este é o caso de Lucy Taylor, do País de Gales, que possui uma doença rara chamada hipersonia idiopática. Para conseguir acordar, a galesa de 42 anos precisa de vários despertadores no volume máximo, uma combinação de muitos remédios e da ajuda de sua família. O tempo máximo que ela permaneceu dormindo foi 2 dias inteiros, quando chegou cansada no trabalho em uma sexta-feira à tarde e só conseguiu levantar no domingo.

A doença – que é popularmente conhecida como a doença do super sono, é rara e atinge 1 a cada 100 mil pessoas. A ciência ainda não sabe muito sobre o distúrbio, mas o fato é que ele dificulta muito a vida das pessoas como Lucy, que sente cansaço extremo durante o dia, vontade de dormir incontrolável e precisa tomar de 12 a 15 medicamentos todos os dias, tudo isso para conseguir se manter acordada durante o dia.

Se após uma noite mal dormida você costuma se sentir cansado e mal humorado, a vida de Lucy é descrita por ela mesmo como uma verdadeira tortura: “É quase como estar debaixo d’água tentando chegar à superfície. Quero ser deixada sozinha e dormir”.

Outra dificuldade descrita por quem tem hipersonia idiopática é a falta de compreensão dos outros, que costumam enxergar como preguiça, quando na verdade é um real impedimento para que estas pessoas levem vidas normais: “Ninguém realmente entende a doença. Eles acham que ela está sendo apenas preguiçosa, ou que ela não quer acordar. Não entendem o quanto a vida é uma luta para ela”, descreve Sue, a mãe de Lucy, que precisa dormir na casa da filha todos os dias para ajudá-la a acordar, desde que sua doença foi descoberta.

Publicidade

Fotos: reprodução BBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O ex-locutor de rodeios que hoje é um crítico da prática e denuncia a crueldade animal