Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se a tragédia que destruiu o Museu Nacional deflagram como tragédia ainda maior o descaso do estado com a ciência, a pesquisa e os aparelhos culturais, um dado revelado após o incêndio mostra que, como de costume, os mais prejudicados ficam do lado debaixo da pirâmide social brasileira: segundo uma pesquisa da professora Andrea Costa, do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia, 46% dos frequentadores do Museu Nacional possuíam renda baixa, entre 1 a 3 salários mínimos. A informação se refere aos anos de 2017 e 2018.
O número de frequentadores de baixa renda cresceu 13% de 2013 até o incêndio, chegando a quase metade ao fim. Nos dias e horários de entrada gratuita, tal estatística subia para 56,6% dos frequentadores vindos de classes mais baixas. Junto de tal levantamento, a pesquisa também levantou o perfil dos frequentadores, e concluiu que 55% se declaravam pretos ou pardos.
O Museu Nacional, antes e durante o incêndio
Cerca de 71% dos frequentadores visitavam o museu em família, com filhos e netos, e faziam da visita um programa para a família toda. Lazer, interesse pelos temas e curiosidade eram os principais motivadores das visitas. Sabemos que, junto do desprezo pela cultura, a ciência e pesquisa – que, consequentemente, desprezam também o próprio futuro do país – o Brasil, em especial o atual governo, despreza o interesse dos mais pobres. Logo, lamentavelmente, tais informações também ajudem a compreender o justo descaso oficial que destruiu o museu.
Publicidade
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (20) que parte das presidiárias que...
Um grupo de investigadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, descobriu acidentalemtne a 'Célula T'. O...
Uma nova fase se inicia para nós e para os nossos leitores. Já que o lema é “Inovação e Criatividade para...
Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos...
O Japão acaba de criar mais uma forma tecnológica de proteger seus cidadãos e visitantes de possíveis desastres...
Em um momento em que todas as notícias parecem tragicamente anunciar o apocalipse, uma grande notícia é capaz de nos...
Seguindo exemplo recente do estado de Nova York, a Califórnia aprovou uma nova legislação que pune criminalmente...
Um e-mail do CEO do Twitter Jack Dorsey pegou alguns funcionários de surpresa. Ele anunciou que parte das operações...
O Rio de Janeiro é formado por pequenas ilhas ricas e paradisíacas, tendo as praias e os bairros nobres como...