Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O obscurantismo, os cortes em investimentos culturais e o descaso geral com a cultura, a história e a ciência promoveram o mais sombrio capítulo da história da produção científica no Brasil no último domingo. O incêndio que destruiu o Museu Nacional e a maior parte de seu acervo representa uma tragédia tão grande para o país e seu futuro que parece que a última esperança queimou junto com o acervo do museu. Para quem um dia visitou o palácio na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, resta somente lembrar da instituição científica mais antiga do Brasil e do maior acervo de história natural da América Latina.
Um vídeo publicado no canal do museu no YouTube oferece ao menos a possibilidade de uma visita virtual ao prédio e ao acervo que se destruiu. Publicado em 2015, o vídeo de 13 minutos traz dois então estudantes da UFRJ contando a história do Museu e sublinhando sua importância enquanto visitam suas salas.
Segundo a descrição, trata-se de uma “visita medidada ao Museu Nacional – UFRJ que resume e guia o espectador pelas salas históricas e peculiaridades dessas exposições científicas que refletem [na época de publicação] 196 anos de conhecimentos”.
O museu ardendo e, abaixo, o prédio após o incêndio
Disponibilizado pela Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional, o objetivo do vídeo era de ajudar educadores e alunos na área de história natural. No ano em que o museu completa 200 anos, no entanto, quando deveríamos estar celebrando tal data e investindo pesadamente para preservar suas 20 milhões de peças, tal vídeo banal deixa de ter somente a função pedagógica e passa a ser um importante documento da destruição da história do Brasil – e, com isso, de uma imensa parte de seu futuro.
Partes do acervo do Museu – como o mais antigo fóssil das Américas, acima
Publicidade
A cosmóloga Katie Mack escreveu em seu novo livro, 'O Fim de Tudo”, sobre o momento em que teve consciência pela...
A descriminalização da maconha para uso médico no Brasil trouxe não só esperança para milhares de pessoas que...
Apesar de se tratar de um fato científico, comprovado, calculável e que já afeta nossas vidas, mais da metade da...
Se ainda não podemos habitar em outro planeta que não seja a Terra, a partir de agora poderemos ao menos escutar o...
Você com certeza já ouviu falar que a Lua influencia nas marés dos mares do nosso planeta. Entretanto, a influência...
O primeiro eclipse solar do ano está previsto para o próximo domingo (21) e ele não está para brincadeira: de...
Toda boa viagem reune uma bela coleção de fotos registrando seus melhores momentos e suas mais belas paisagens, para...
Um grupo de cientistas do Observatório Nanohertz para Ondas Gravitacionais da América do Norte (NANOGrav) publicou um...
Cientistas da Universidade de Varsóvia, na Polônia, descobriram uma múmia que foi embalsamada enquanto estava...