Debate

ONU lança no Rio iniciativa para proteger ativistas ambientais do mundo todo

por: Redação Hypeness

O Brasil é o país mais perigoso para os ativistas que atuam pela proteção do meio ambiente. De acordo com a ONG Global Witness, foram 57 homicídios ligados ao tema no ano passado, sendo 25 em três chacinas coordenadas para assassinar ambientalistas.

Não é à toa que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente escolheu o Rio de Janeiro para lançar, no Museu do Amanhã, uma Iniciativa para proteger defensores ambientais de intimidações, ameaças e assassinatos.

Ambientalistas convidados pela ONU

O objetivo é esclarecer ao público o que são os direitos ambientais e as maneiras para defende-los, elaborando estratégias para combater a violência contra ativistas de todo o planeta, e os conectando para que, juntos, eles possam ser mais fortes.

Erik Solheim, diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, declarou que “Os defensores do meio ambiente são os heróis desconhecidos desta era, e cabe a nós ficar lado a lado com eles, enquanto eles se firmam no direito mais fundamental — o de ter um planeta seguro para se viver”.

Maria do Socorro Silva, líder quilombola, luta contra a degradação ambiental causada pela maior refinaria de alumínio da Amazônia, no Pará

De acordo com a ONU, a Amazônia é um destaque negativo em relação à violência contra ativistas. A oposição à extração ilegal de madeira e contra a expansão de fazendas de gado e agricultura, como soja, óleo de palma e eucalipto, estão entre as atividades mais perigosas.

Ainda de acordo com o levantamento da Global Witness, foram 207 defensores ambientais mortos em todo o mundo em 2017 – o que significa que o Brasil correspondeu a mais de um quarto dos casos. Cerca de 25% dos assassinatos foram cometidos contra lideranças indígenas mundo afora.

Publicidade

Fotos via ONU


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Novo tiroteio em escola no Brasil reforça urgência de debate sobre saúde mental