Ciência

Orgasmômetro: cientista cria ferramenta para medir prazer feminino

por: Redação Hypeness

Como entender o prazer, se não podemos medi-lo?

É o que o cientista italiano Emmanuele Jannini, da Universidade de Roma Tor Vergata, tentou descobrir.

O foco de sua pesquisa foi o orgasmo feminino. Junto com um grupo de pesquisadores de diversas universidades italianas, Emmanuele publicou o artigo “Validação de uma escala visual analógica para medir a percepção subjetiva da intensidade orgásmica em mulheres: o orgasmômetro” na revista científica PLOS ONE.

De acordo com entrevista do pesquisador à BBC, o orgasmômetro não se refere a uma máquina, mas sim a uma escala subjetiva de prazer em que as próprias mulheres definem uma nota para cada orgasmo através de um site dedicado ao projeto. O estudo analisou os índices fornecidos por 526 mulheres italianas – 112 delas pacientes de uma clínica para tratamento de algum tipo de disfunção sexual.

Os dados não incluiam apenas o sexo com penetração, mas também masturbação, sexo oral ou qualquer outra prática sexual. Dentro da pesquisa foram incluídas mulheres com diferentes orientações sexuais – para aquelas que se relacionavam com pessoas de ambos os sexos, a ferramenta incluía uma pergunta sobre o gênero do parceiro antes da avaliação, permitindo comparar entre o prazer oferecido por diferentes experiências.

A ferramenta trata-se de uma escala de 0 a 10, semelhante à usada em hospitais para mensurar a dor. No caso do orgasmômetro, zero seria equivalente à ausência total de orgasmo. Não é necessário relatar a experiência logo após o ato, sendo que as participantes do estudo podiam compartilhar suas sensações até mesmo meses depois.

Um dos achados do estudo traz uma boa notícia para as mulheres ao indicar que os orgasmos femininos tendem a aumentar com o passar do tempo pelo menos até os 35 anos (idade limite das pesquisadas). De acordo com o pesquisador, o prazer feminino teria um pico entre os 30 e 35 anos – mas tudo indica que ele pode ficar ainda melhor depois dessa idade.

Publicidade

Fotos via Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudo diz que dentes são capazes de contar história de nossas vidas