Inovação

Para melhorar eficiência, empresa dinamarquesa cria bicicleta sem correia

por: Vitor Paiva

Patrocinado por: #vcmereceonovo

Publicidade Anuncie

Quem anda de bicicleta conhece bem a sujeira, e até mesmo o perigo, que uma correia podem provocar quando se solta da roda. Muitos tombos homéricos e muitas roupas manchadas já foram provocadas por correias de bicicleta.

Para evitar esses transtornos e oferecer uma pedalada mais eficiente, a empresa dinamarquesa CeramicSpeed criou a Driven, uma bicicleta que não possui correia.

A Driven foi criada em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, e a solução encontrada foi substituir as correias por 21 rolamentos que produzem muito menos fricção do que os sistemas tradicionais.

A criação e o design foram de tal forma celebrada que o modelo ganhou nesse ano o prêmio Euro Bike Show Award.

Como se não bastasse o engenhoso sistema para melhorar o desempenho da bicicleta, a aparência da Driven sugere o que ela de fato é: uma bicicleta que aponta para o futuro.

Aperfeiçoar um dos mais eficazes e antigos exemplos de design da história não é pra qualquer um e, pelo visto, a Driven conseguiu dar um próximo passo no funcionamento das bicicletas – ou melhor: uma suave e veloz pedalada.

A Claro tem vantagens do pré ao pós-pago. Uma rede novinha, com o 4.5G até 10x mais rápido e WhatsApp e ligações Ilimitados. E ainda Passaportes Américas Europa para navegar e falar no exterior como se estivesse no Brasil. E aí, tá dentro?

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Popeye troca cachimbo por apito em versão nova e exclusiva para YouTube