Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Saber valorizar nossa própria cultura e reconhecer o que temos de bom é essencial para a construção de uma nação mais justa e preocupada com sua história. Nesta semana já demos um passo importante, quando a literatura de cordel foi declarada Patrimônio Cultural do Brasil e, agora podemos comemorar mais uma vez, já que o sistema tradicional agrícola da região do Vale do Ribeira – São Paulo, foi reconhecido como como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As comunidades quilombolas são formadas predominantemente por negros, descendentes ou ex escravizados, que vivem em um sistema rural, dependem da terra para seu próprio sustento e valorizam muito a ancestralidade, tradições e práticas culturais próprias. Neste aspecto, reconhecer este sistema ancestral de agricultura é também valorizar pessoas que sempre habitaram nessas terras.
Estima-se que hoje existam cerca de 88 comunidades quilombolas na região do Vale do Ribeira, onde está os 7% que ainda restam da Mata Atlântica. Ivy Wies, assessora técnica do Instituto Socioambiental (ISA), afirma que isso dará segurança aos órgãos governamentais em relação à autorização ao plantio nessas terras, valorizando a alimentação saudável que este sistema oferece.
O Brasil é campeão mundial no consumo dos agrotóxicos, portanto declarar este tipo de agricultura patrimônio cultural do Brasil, é uma luz no fim do túnel, para que a gente volte a repensar a alimentação dos brasileiros, já que terra e diversidade é o que não faltam. O sistema de agricultura quilombola é baseado na permacultura, que não permite apenas uma alimentação balanceada e sustentável, como garante o sustento dessas pessoas e mantém o solo da região saudável, o que não acontece no sistema industrial.
Publicidade
As mudanças climáticas geram efeitos indiscutíveis. No entanto, um grupo de pesquisa australiano afirma que as...
Na última quarta-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um decreto que autoriza a construção de...
Uma serpente da espécie conhecida como “cobra arco-íris” foi recentemente vista na floresta nacional de Ocala, no...
A compra e importação de 18 girafas vindas de Joanesburgo, na África do Sul, para o zoológico BioParque do Rio, do...
A indústria da beleza pode ser cruel, principalmente com os animais. Todos os anos, 100 milhões de animais são...
As abelhas estão entre os animais mais ameaçados atualmente de desaparecer do planeta. Só no Brasil, recentemente...
Enquanto certo esnobismo tradicional insiste em diminuir a força artística e discursiva dos grafites espalhados por...
Um dos mais importantes biomas do planeta está sob a mais grave ameaça de sua história: o Pantanal vem ardendo em...
A imensa quantidade de plástico acumulado nas praias e, consequentemente nos oceanos, é um dos maiores desafios do...