Ciência

Sentir-se culpado é sinal de que você é uma pessoa confiável, mostra estudo

por: Redação Hypeness

Se o sentimento de culpa te faz sofrer e muitas vezes te paralisa antes de tomar qualquer eventual decisão controversa, saiba que isso pode significar que você é uma pessoa especialmente confiável. É essa controversa associação a conclusão de um estudo realizado pela University of Chicago Booth School of Business: para prever quem são as pessoas mais confiáveis, uma medida determinante é saber quem tem maior capacidade de antecipação da culpa.

A pesquisa, intitulada “Quem é confiável? Prevendo intenções de confiança e comportamento” (em tradução livre) se valeu de jogos econômicos e perguntas para justamente medir o comportamento de indivíduos em situações que requerem confiança e compreensão de intenções. E um exemplo da aplicação do resultado foi que aqueles que melhor e mais intensamente antecipavam o sentimento de culpa que lhes acometeria em determinadas situações foram os que mais devolveram dinheiro em um dos testes.

Assim, o estudo concluiu que ser capaz de antecipar o sentimento de culpa seria o fator mais forte para determinar a confiabilidade de alguém. Trata-se, porém, de algo diferente do que a culpa em si: a antecipação da culpa é capaz de impedir que um gesto nocivo seja realizado, enquanto a culpa pura e simplesmente só nos acomete após o gesto. É claro que o resultado não se aprofunda na culpa enquanto sentimento propriamente, pois nem todo sentimento de culpa é real, justo e, principalmente, nos faz feliz.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Gatos amam caixas pois estar dentro delas deixa-os menos estressados, aponta estudo