Inspiração

Setembro amarelo: Aqui está o raio-x dos casos de suicídio no Brasil

25 • 09 • 2018 às 09:52 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Iniciada em 2015, a Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, marcando setembro como o mês para conscientização e dedicação a tal prevenção. Uma coletiva de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde no último dia 20 revelou os dados desse problema de saúde, que assola tanta gente mas que pode, em 90% dos casos, segundo o Ministério, ser evitado. A meta da Organização Mundial de Saúde é reduzir em 10% os casos de suicídio até 2020.

Por aqui os números revelados preocupam: 106.374 pessoas tiraram a própria vida entre 2007 e 2016. No ano retrasado, a média foi de 5,8 casos por 100 mil habitantes. Cerca de 18% das mortes são provocadas por intoxicação, e 60% dos óbitos são provocados por enforcamento. Um dado que impressiona nos números apresentados pelo Ministério mostra que 70% dos suicídio no período aconteceram com mulheres. 49% dos casos aconteceram na região sudeste, e 25% na região sul.

Cristo Redentor em iluminação especial pelo Setembro Amarelo

Além de diversos projetos de prevenção nas cidades com maior incidência de casos, o Ministério anunciou apoio e investimento no Centro de Valorização da Vida (CVV), órgão que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio 24 horas por dia, através do telefone 188, e-mail e chat.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness