Ciência

Teclados de computador podem ser aliados no diagnóstico do Parkinson

03 • 09 • 2018 às 13:15 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O Mal de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa com mais ocorrências entre os idosos. E, assim como muitos problemas de saúde, o combate à condição é muito mais fácil quando o diagnóstico é feito precocemente.

Pesquisadores da Universidade Charles Sturt, da Austrália, apresentaram um estudo em que testaram a hipótese de usar teclados de computador pra identificar sintomas iniciais do Parkinson, especialmente os tremores nas mãos.

Os especialistas criaram um programa capaz de analisar o tempo que leva entre os toques nas teclas e identifica os tremores. De acordo com o estudo, a eficácia do software foi alta, conseguindo identificar os pacientes diagnosticados com Parkinson em 78% dos testes.

De acordo com a equipe, o programa poderia ser utilizado em clínicas médicas ou até mesmo na casa dos pacientes, sem necessitar a instalação de qualquer aparelho, e também pode ser usado para acompanhar o progresso nos tratamentos dos sintomas. Não é preciso digitar nem meia página para que o programa faça a leitura dos dados.

Publicidade

Foto via Pixabay (Creative Commons CC0)


Canais Especiais Hypeness