Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando contratou o zagueiro de futebol americano Colin Kaepernick para ser o garoto propaganda da campanha dos 30 anos do slogan “Just Do It”, a Nike sabia que estava entrando em campo polêmico. Colin, afinal, se popularizou no mundo todo nos últimos anos por protestar contra o racismo e a violência policial contra a população negra nos EUA durante o hino nos jogos de seu time. A polêmica se deu, muitos protestos contra a empresa aconteceram, mas pelo visto a jogada deu certo: a empresa recebeu em 24 horas mais de 43 milhões de dólares em exposição na mídia.
Colin Kaepernick
Como forma de protesto, Colin passou a não se levantar durante a execução do hino americano, rendendo reações furiosas até mesmo do presidente Donald Trump. Chamar Colin para a campanha fez sentido, portanto, para a Nike: junto da celebração pelo icônico slogan – que, em tradução livre, significa: “apenas faça” – a frase que coroa a campanha diz “Acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo”.
Acima, a imagem da campanha; abaixo, um outdoor com Colin em Nova Iorque
Quando o jogador foi anunciado como rosto da campanha da Nike, as primeiras reações negativas contra a marca foram extremas, com vídeos e relatos de pessoas rasgando e até queimando produtos da Nike. Um dia após o lançamento da campanha, porém, os resultados foram muito melhores do que o esperado.
Colin e companheiros de time em protesto durante o hino
Além da exposição milionária que a empresa conseguiu com a polêmica envolvendo a campanha, outros dois fatores comprovaram o sucesso da empreitada: as reações negativas iniciais revelaram-se discretas diante de uma vasta reação positiva diante da campanha, e as vendas online da empresa cresceram em 31%. Assim, mesmo em um cenário trágico como a atual realidade politica e social dos EUA na era Trump, é reconfortante confirmar que não só a liberdade de expressão – e, portanto, de protesto – são valores importantes, como a violência policial contra a população negra é uma causa pela qual vale a pena lutar.
Publicidade
Outra vez, Silvio Santos roubou os holofotes de mais uma edição do Teleton. O apresentador de quase 90 anos deixou...
Você se lembra da modelo britânica Iskra Lawrence? A jovem de 26 anos já apareceu por aqui algumas vezes, sempre...
Atualizada a lista de famosos infectados com coronavírus: a atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme disse no...
Ele era um fotógrafo fazendo uma reportagem na Índia e precisou fazer um teste de HIV para entrar em um santuário....
A Salon Line lançou a campanha "Meu Liso é Papo Reto", com enfoque em produtos para cabelos lisos. A empresa de...
O apresentador Rafael Silva, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, passou mal ao vivo enquanto apresentava o...
A Companhia das Letras recolheu o livro 'Abecê da Liberdade', uma biografia do pensador brasileiro Luís Gama...
A apresentadora Fátima Bernardes chutou para longe conceitos machistas durante o programa Encontro. O assunto era...
Um indiano de 25 anos, identificado como Salman Mirza, morreu após aplicar um adesivo epóxi (com cola super forte) no...