Toda cidade do mundo guarda segredos que um turista desavisado seria incapaz de desvendar sozinho. Quando você poderia imaginar que na cobertura de uma das lojas mais icônicas de Paris – a Galeria Lafayette, existe uma fazenda de permacultura de 1200 metros quadrados, com plantações de tomates, morangos, ervas e flores comestíveis?


O passeio ainda não faz parte da rota tradicional procurada por turistas do mundo inteiro que estão visitando a cidade luz, muito menos pelos próprios franceses, mas é possível conhecer estes paraísos e ainda fazer uma degustação depois! Tudo que é produzido lá é 100% orgânico, graças a uma parceria que a loja fez com a startup Sous les Fraises (debaixo dos morangos), especializada em produzir comida orgânica em áreas urbanas.


Mais de 6 toneladas de tomate já foram colhidos nesta incrível fazenda nas alturas e, 18 mil garrafas de cerveja foram produzidas a partir do lúpulo, que também faz parte do projeto. Muitos chefs parisienses vão diariamente colher produtos frescos que irão cozinhar no dia e, estes são escolhidos a dedo pela startup, que chega a recusar quem vai apenas uma vez.


Porém, a conhecida Galeria Lafayette não é a única loja que oferece sua cobertura para fazer uma horta urbana. A BHV Marais também possui uma fazenda de 400 metros, desenvolvida pela mesma startup, que a partir de parcerias entre empresas privadas e o governo, pretende construir mais de 100 hectares de fazendas como estas, até 2020.


Agricultores do país inteiro trabalham 12 meses ao ano para que as pessoas possam ter acesso à alimentação saudável e orgânica, mesmo morando nas grandes metrópoles. Um projeto incrível que deveria ser implementado no mundo inteiro!


