Viagem

11 lugares para encontrar alimentos veganos e orgânicos no Rio de Janeiro

por: Redação Hypeness

São diversos os fatores que formam uma boa viagem. Detalhes muitas vezes deixados de lado são capazes de fazer de uma viagem inesperada um verdadeiro sonho, e a alimentação é definitivamente um desses nada meros detalhes que podem justificar inteiramente a visita a uma cidade. E se você é vegano, saber onde estão as lojas e restaurantes desse tipo é fundamental, e pode ser um fator todo especial para transformar o que seria uma simples viagem turística em uma turnê gourmet – uma viagem vegana.

Pois o veganismo ou a opção por alimentos orgânicos são hoje muito mais do que somente uma determinação alimentícia, mas sim um estilo de vida, uma maneira de ver não só o que comemos, mas o consumo, a industrialização, a qualidade de vida e, é claro, a relação com os animais. Se visitar o Rio de Janeiro está nos seus planos de viagem e a alimentação vegana e orgânica em suas escolhas de vida, saiba que a cidade pode ser maravilhosa para muito além do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, das praias, do Maracanã ou de sua vida boêmia – ela vem se tornando também um polo de restaurantes e lojas veganas.

E se a alimentação vegana e orgânica são partes fundamentais de sua viagem, saiba que é possível se hospedar no Rio em uma rede de hotéis que cultiva uma parte considerável dos seus próprios alimentos. É por isso que essa lista é um oferecimento da  AccorHotels, que cultiva frutas, legumes, vegetais e até o mel em hortas urbanas em alguns hotéis : alimentação orgânica com cardápio vegano da melhor qualidade em 600 unidades no mundo desde o café da manhã até o jantar.

Assim, separamos 11 estabelecimentos, entre lojas e restaurantes, espalhados pela cidade para quem irá visitar o Rio de Janeiro não precisar sofrer para manter sua alimentação vegana, ou para quem quer, em um dos cenários mais bonitos do mundo, se esbaldar em uma orgia gastronômica orgânica. A lista serve também, é evidente, para os cariocas à procura de restaurantes e lojas que não trabalhem com produtos de origem animal ou ofereçam produtos orgânicos.

Teva

Charmoso e focado na vida noturna com destaque para os drinks veganos e os jantares, o Teva já se destaca como um dos melhores veganos da cidade. Localizado no bairro de Ipanema, o restaurante não é uma das opções mais baratas do gênero, mas o preço se justifica: comida de altíssima qualidade em um cardápio cheio de opções, no coração de um dos bairros mais charmosos da cidade. Para muitos, o melhor vegano do Rio.

Vegana Chácara

Uma verdadeira joia escondida no bairro de Botafogo, a Vegana Chácara fica ao fim de uma pequena rua, onde uma deliciosa varanda rodeada de árvores em um pátio verde e silencioso faz parecer que se está almoçando, como o nome diz, em uma chácara distante de uma grande cidade. O preço vale a pena, a comida em clima caseiro é um delicioso afago, e o cenário é o complemento perfeito. Um lugar precioso e pouco conhecido da cidade.

Sítio do Moinho

Com duas lojas na cidade – uma na Barra e outra no Leblon – e outra em Itaipava, na região serrana do Rio, o Sítio do Moinho oferece tanto um restaurante orgânico quanto uma loja com produtos sem agrotóxico. A ideia é oferecer qualidade de vida através da qualidade dos produtos, para que a manutenção de uma alimentação saudável seja também saborosa e atraente.

Empório Veganza

O Empório Veganza saiu de Vitória, no Espírito Santo, para se espalhar pelo Rio, com três lojas na cidade. Oferecendo não somente uma lanchonete com salgados, sanduíches e sucos, ela é também uma loja completa, que vende diversos produtos, como queijos, linguiças, pratos prontos, congelados e resfriados. E não só: a loja também vende cosméticos, produtos de higiene pessoal e muito mais – tudo sem nada de origem animal.

Açougue Vegano

O Açougue Vegano nasceu no Rio de Janeiro e hoje está também em São Paulo e Santa Catarina, oferecendo como alma do seu negócio o que chamam de “o futuro da carne” – e a proposta é simples e, ao mesmo tempo, radical, como ilustra o paradoxo de seu próprio nome: um açougue sem carne. Utilizando bases como jaca, shitake, espinafre, tofu e muito mais, a loja oferece a preços razoáveis tudo que um açougue ofereceria – até mesmo “carne” para churrasco. Mas nada é de origem animal.

Dona Vegana

O Dona Vegana é uma bela opção de alimentação no Centro do Rio. Sem utilizar nenhum ingrediente de origem animal em nenhuma opção do cardápio, a loja já há quase seis anos oferece café da manhã e almoço, além de salgados e sucos e belas opções de sobremesa – como tortas e doces. Há até um tradicional “joelho”, recheado de hambúrguer, como uma opção perfeita para uma alimentação rápida enquanto se conhece o centro histórico da cidade.

Loja da Korin

Com quatro unidades no Rio de Janeiro, a Korin, empresa referência em produtos orgânicos, oferece diretamente em suas lojas produtos de todas as suas linhas sustentáveis e orgânicas, entre ovos, frangos, carnes e muito mais, além de produtos light, sem glúten e/ou sem lactose – além de um belo hortifruti orgânico. A loja de Botafogo foi inaugurada recentemente, juntando-se a outras na Tijuca, no Leblon e na Barra.

Vegetariano Social Clube

O charme do Vegetariano Social Clube está não no local e ambiente, mas também na variedade de seu cardápio: pizzas, panquecas, bufê de almoço, e sua já tradicional feijoada – um dos principais atrativos do restaurante. Localizado no igualmente charmoso bairro do Leblon, o restaurante aproveita o espírito boêmio do bairro para, às sextas e sábados, oferecer comidas de boteco veganas acompanhadas de uma cerveja gelada imbatível.

Casa Vegana Caminho do Mar

Além de clássico, o Caminho do Mar é outra joia da culinária vegana que oferece uma experiência complementada pelo cenário. Localizado na Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, o lugar é especialmente charmoso e aconchegante, em clima praiano e verde. Todo dia o restaurante oferece um sabor vegano diferente em entrada e prato principal. Outro destaque do local é o fato de que os leites e queijos veganos oferecidos são produzidos ali mesmo.

Mr. Carrot

O Mr. Carrot não é um estabelecimento, e funciona somente por delivery. Abrimos a exceção aqui na lista por um motivo importante: segundo consta, trata-se do primeiro serviço de entregas vegano do subúrbio do Rio. O delivery acontece na região da Vila Valqueire e nos bairros mais próximos da Zona Oeste da cidade, no estilo prato do dia. Você pode escolher entre porções de 400g e 500g e, para além dos produtos, produtos como brownie e hambúrguer vegano podem ir direto para sua casa.

Refeitório Orgânico

Tradicional e popular, o Refeitório Orgânico já é referência no bairro de Botafogo. Com um dos maiores bufês orgânicos da cidade, come-se bem e à vontade em um ambiente zen e gostoso como a comida. Os preços são bons e a variedade é imensa. O restaurante funciona somente para almoço, e oferece também delivery, com combinações diversas de pratos saudáveis e saborosos.

E como se trata de uma ideologia de vida, que vai além do cardápio simplesmente, é bom saber que é possível se hospedar em hotéis amigáveis à causa vegana. É o caso da rede AccorHotels, que em 600 unidades de seus hotéis não só oferecem opções de cardápio vegano como cultivam parte de seus próprios alimentos. A própria AccorHotels pode ser um dos ítens dessa lista, com hortas urbanas disponíveis nas unidades que abastecem os restaurantes, fornecendo vegetais, frutas, legumes e ervas – alguns estabelecimentos possuem até mesmo colmeias de abelhas no telhado para a produção de mel. É um maneira não só de oferecer alimentos livres de pesticidas e outros produtos químicos, como também de combater o desperdício de alimentos – tornando o eventual cardápio vegano em uma alimentação ainda mais saudável para quem viajar ao Rio.

Assim, se além dos restaurantes e estabelecimentos veganos você procura lugares para relaxar no Rio de Janeiro, se hospedar em um dos muitos hotéis da  AccorHotels na cidade é o complemento perfeito à sua viagem. É claro que essa não é uma possibilidade exclusiva da cidade maravilhosa, e a própria revista digital da AccorHotels  oferece uma porção de dicas de viagem onde essa mesma combinação perfeita pode ser desfrutada. Viajar é preciso e faz bem para saúde – e melhor ainda é viajar e poder se esbaldar em deliciosos cardápios e com os melhores alimentos orgânicos possíveis.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Hamburgueria inspirada em Harry Potter faz sucesso entre fãs do bruxinho em SP