Seleção Hypeness

14 receitas naturais para substituir os cosméticos em casa

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

Com ingredientes que vão do chumbo aos parabenos e embalagens quase impossíveis de decifrar, cada vez mais pessoas estão deixando os cosméticos convencionais de lado. Com a troca, alternativas mais saudáveis entram em cena.

Não adianta torcer o nariz pensando que estes cosméticos vão custar uma fortuna. Muitos deles podem ser feitos em casa, com ingredientes simples de encontrar (e são até mesmo mais baratos do que suas versões comerciais).

Quer ver? Então vem conferir estas 14 receitas que vão deixar o armarinho do seu banheiro muito mais natural!

1. Desodorante caseiro da Bela Gil

Nossa velha conhecida, Bela Gil tem uma receita de desodorante super fácil (e barata). Só leva leite de magnésia, água e óleo essencial. Clica aqui pra ver o vídeo em que ela explica como fazer.

via GIPHY

2. Xampu de bicarbonato

É moda na gringa há tempos e não dá trabalho nenhum. Basta substituir o xampu por bicarbonato de sódio diluído em água.

(Bicarbonato também pode ser usado puro como desodorante nas axilas, sabia?)

3. Condicionador de vinagre

Essa “receita” normalmente acompanha o uso do xampu de bicarbonato. O enxágue é feito com vinagre, também diluído em água. Não, não deixa cheiro no cabelo. Espia só a história da canadense Katherine Martinko, que só usa esse método para lavar o cabelo há anos.

via GIPHY

4. Pomada natural para barba

Para os barbudos, essa receita do Jardim do Mundo conta com poucos ingredientes e tem um ótimo resultado. Você só vai precisar de óleo de coco, manteiga de karité, cera de abelha e óleos essenciais.

5. Demaquilante

Tem óleo de coco ou óleo de amêndoas doce em casa? Então você não precisa de mais nada! É só passar na pele e usar como se fosse o demaquilante. Super prático e efetivo.

via GIPHY

6. Pó dental caseiro

Leva pó de juá, stevia natural, canela, bicarbonato de sódio e óleos essenciais. A receita é da Cristal Muniz, do blog Um Ano Sem Lixo.

View this post on Instagram

Eu finalmente cheguei em uma receita de pó dental que eu gostei muito! ❤️ Essa é uma alternativa à pasta de dente caseira que faço com óleo de coco e bicarbonato de sódio (receita no blog). O pó dental tem só ingredientes naturais, comprados a granel e por isso é #lixozero. 🌿 O principal ingrediente é o pó de juá, que é da casca do juazeiro e muito usado pra escovar os dentes no Nordeste brasileiro e também por indígenas. Ele puro já funciona, mas eu adicionei outras coisas pra potencializar a limpeza. Uma das coisas mágicas do juá é que como ele é rico em saponinas, ele gera espuma sozinho! 😱😱😱 São essas saponinas que ajudam a limpar os dentes e garantir uma escovação adequada. Ele também é antiinflamatório e cicatrizante!⠀ Como o pó de juá é bastante amargo, adicionei stevia natural para adoçar. Não é o adoçante industrializado, é a planta em pó! ✨ A canela ajuda a dar uma sensação de limpeza. O bicarbonato de sódio é um abrasivo leve e por ter o pH alto, ajuda a prevenir a placa. Meu dentista e outros dentistas que conheço já falaram que não tem problema em usar o bicarbonato como é normalmente conhecido, além de eu já ter pesquisado bastante em artigos científicos sobre. Eu sei que tem gente que discorda, mas essa é uma escolha pessoal e ninguém é obrigado a seguir. 👌 Se você tem medo e/ou sempre que a gente muda alguma coisa na nossa rotina que envolve nossa saúde é importante perguntar pro profissional da saúde antes. E dá pra fazer esse pó dental sem usar o bicarbonato também, viu?⠀ Pra finalizar e dar aquela sensação de refrescância, além das funções terapêuticas, o óleo essencial de hortelã. 🍃⠀ A receita é:⠀ 🌿 2 col de chá de pó de juá⠀ 🌿 1 col de chá de stevia natural⠀ 🌿 1/2 col de chá de canela⠀ 🌿 1/2 col de chá de bicarbonato de sódio⠀ 🌿 até 15 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta⠀ Colocar tudo em um potinho de vidro, misturar com ajuda de um hashi e guardar tampado.⠀ Na hora de escovar os dentes é só pegar um pouco do pó com uma colher, colocar na escova molhada e colocar na boca pra escovar.⠀ ⠀ #umanosemlixo #umlixoamenos #zerowaste #trashisfortossers #zerowastehome #nowaste #notrash #receitaslixozero

A post shared by Um Ano Sem Lixo (@umanosemlixo) on

7. Glitter feito em casa

Simples e totalmente natural, essa receita de glitter usa apenas sal e corante de alimentos, mas promete fazer você arrasar na pixta.

8. Batom caseiríssimo

O site Lar Natural tem uma receita maravilhosa de batom, que pode ser feito com um tom avermelhado ou puxado para marrom.

via GIPHY

9. Blush natural

Se você não pode comer, então por que usaria na pele? Essa receita de blush natural publicada no Instagram pela página Ecosaber Brasil é uma mistura de diversos “pós” comestíveis (receita na foto abaixo).

View this post on Instagram

Blush é uma ótima maneira de adicionar cor e vida ao seu rosto. Opções industrializadas tem alta potencialidade de conter produtos químicos nocivos para a pele. A química da beleza afeta não só quem usa os produtos, mas o meio ambiente, pois gera inúmeros resíduos e alguns cosméticos podem ser testados em animais. Há inúmeros estudos comprovando os riscos à saúde principalmente em relação à potencial presença de metais tóxicos como mercúrio, chumbo, níquel e substâncias como petrolatos, parabenos e conservantes (BHT, BHA) que estão relacionados com reações alérgicas, doenças cardiovasculares, ações neurotóxicas e uma infinidade de doenças, até câncer. Não estou falando para você parar de usar, mas há riscos. A saída também para quem tem pele sensível são as versões naturais, orgânicas e veganas industrializadas ou você pode produzir em casa o seu! Para chegar à coloração que mais me agradou e que minha pele aceitou (isso é muito importante) comprei inúmeros pigmentos naturais à granel (leve seu pote=zerowaste) e fui misturando (compre pouca quantidade= zero desperdício). Então tudo o que você realmente precisa é de um pouco de: pó de beterraba, hibisco, uva, cúrcuma, urucum, argila vermelha/rosa, cacau em pó, noz moscada ou amido. Você pode adicionar amido para clarear, cacau em pó para escurecê-lo e gengibre em pó para adicionar um pouco de brilho! Brinque com diferentes tonalidades até encontrar a que funciona melhor para você. Coloque o blush em frasco com tampa de rosca ou reaproveite o do blush anterior. Dicas: ✔Coloque um pouco de pó claro primeiro (ex. amido) e depois vai adicionando aos poucos os agentes corantes (urucum, hibisco). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀🐈 Pulo do gato: Bata a mistura no processador ou moedor de café para obter um pó com uma consistência fina. 🤜Teste na pele do pulso (para testar tanto a questão da cor, quanto possível sensibilidade/alergia). Assista no fim, o tutorial que ensina como NÃO usar o blush🤣. #makeup #zerowaste #zerodesperdicio #lixozero #belezanatural #belezareal #belezaterapia #diy #consumoconsciente #economiacircular #sustentabilidade #mareslimpos #setelagoas #receitanatural #slowbeaty #slowfashion #cosmeticodobem #moda #fashion

A post shared by EcoSaber>Sustentável sem neura (@ecosaber.brasil) on

10. Creme para celulite

Não tem nada mais normal do que ter celulite, ok? Se mesmo assim você ainda se incomodar com os buraquinhos na pele, essas dicas naturebas prometem ajudar a diminuí-los.

11. Rímel com dois ingredientes

Sabia que os primeiros tipos de rímel comercializados eram uma mistura de vaselina com pó de carvão? Você pode usar a mesma técnica para criar o seu em casa, usando carvão vegetal. Tem também outras receitas aqui.

Embalagem de rímel da Maybelline em 1952. Foto via

12. Esfoliante com borra de café

Além de natural, essa receita ainda reaproveita a borra de café que iria para o lixo. Basta esfregar a borra no rosto e depois limpá-lo com água. Para uma consistência extra, é possível misturar a borra com mel, iogurte ou azeite.

via GIPHY

13. Hidratante caseiro

Um pouco mais trabalhoso do que as receitas anteriores, esse hidratante promete deixar sua pele mais macia do que nunca. A receita é do Menos 1 Lixo (veja abaixo).

View this post on Instagram

Já parou pra pensar quantos recipientes de plástico vão parar no lixo quando seus hidratantes acabam? . E se a gente te dissesse que você pode fazer o seu em casa, gerando menos resíduos, igual esse da foto que fizemos? . Junte em um recipiente de vidro: – 100g de manteiga de karité – 100g de óleo de coco – 100g de manteiga de cacau – 100 ml de óleo de amêndoas . Derreta a mistura em banho-maria até que se obtenha uma massa homogênea. Leve à geladeira e deixe repousar por cinco horas. Após perceber que a mistura endureceu, bata-a até que se forme um creme branco semelhante ao chantilly. Simples assim, dê uma chance! . #menos1lixo #plasticfreejuly #30diassemplastico #julhosemplastico #lixozero #zerowaste #hidratante #cosmeticos

A post shared by Menos 1 Lixo (@menos1lixo) on

14. Doce depilação

Com açúcar, com afeto e sem pelos, essa depilação promete substituir a cera quente por ingredientes que todo mundo tem em casa: água, limão e açúcar. A receita, você encontra aqui.

Pronto para testar essas e outras receitas? Seguindo esses perfis do Instagram você encontra muitas outras opções para se tornar a diva dos cosméticos naturais – e, de quebra, reduzir sua produção de lixo.

Publicidade Anuncie

Foto em destaque: Rawpixel/Unsplash


Mari Dutra
Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Escreve para o Hypeness desde 2014 e conta suas experiências como viajante consciente através do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agrotóxico da Bayer liberado no Brasil tem 2º caso de câncer confirmado nos EUA