Criatividade

15 coisas que tinham um nome totalmente diferente e você nem imaginava

por: Joao Rabay

Publicidade Anuncie

Ter grandes ideias capazes de impactar o mundo não é nada fácil. Mas há um passo quase tão difícil quanto esse: escolher um nome para sua criação. Muita gente já passou por isso, e um nome ruim pode arruinar todo o potencial de uma grande ideia.

O site Bored Panda compilou algumas empresas, bandas, filmes e séries de TV que, por muito pouco, não colocaram o futuro sucesso em risco por causa de nomes esdrúxulos. Esses são nossos favoritos:

1 – The Big Bang Theory – Lenny, Penny, And Kenny

A mudança no título de uma das séries de comédia mais bem sucedidas dos últimos tempos também teve um impacto secundário importante: Você consegue imaginar Sheldon Cooper se chamando Kenny?

2 – Friends – Six of One

O nome original de Friends era Six of One, expressão que indica que coisas diferentes são praticamente iguais – e também um jogo de palavras com os 6 personagens principais da série. Ainda bem que mudaram…

3 – Back to the Future – Spaceman From Pluto

Por que De Volta Para o Futuro poderia se chamar O Astronauta de Plutão? Bem, apenas porque Sid Sheinberg, presidente do estúdio responsável pelo filme, dizia que nenhum longa com ‘futuro’ no nome já havia feito sucesso.

A saída para o problema foi enviar um memorando para Sid dizendo que todos haviam achado sua sugestão muito engraçada. Ele jamais admitiria que estava falando sério, e Marty McFly acabou mesmo voltando para o futuro.

4 – Hannah Montana – Alexis Texas

Dizem que a personagem que tornou Miley Cyrus mundialmente conhecida se chamaria originalmente Alexis Texas. Os produtores não tiveram outra opção se não mudar depois de descobrirem que havia uma famosa atriz pornô com o mesmo nome…

5 – Mickey Mouse – Mortimer

Dizem que a mais famosa criação de Walt Disney só mudou de nome porque Lillian Bounds, a esposa do desenhista, odiava o nome Mortimer, formal demais para o personagem. Em inglês, porém, o personagem Ranulfo, rival de Mickey que tenta roubar Minnie do protagonista, se chama Mortimer.

6 – Bob Esponja Calça Quadrada – SpongeBoy

Bob Esponja (ou Spongebob) quase se chamou Spongeboy (ou Garoto Esponja). Para nossa sorte, o criador do personagem, Stephen Hillenbur, teve que mudar o nome porque uma empresa de esfregões tinha registrado o nome Spongeboy para um de seus produtos. O sobrenome Calça Quadrada (no original “Squarepants”) só surgiria depois da mudança.

7 – Limp Bizkit – Blood Fart

Fred Durst, vocalista do Limp Bizkit, revelou no Reddit que, quando a banda estava em busca de um nome, eles cogitaram se batizar Blood Fart, literalmente “peido de sangue”. “Nós não levávamos isso muito a sério, já que naquela época nem considerávamos que poderíamos fazer sucesso”, justificou.

8 – Sony – Tokyo Tsushin Kogyo

Em 1958, aquela que viria a se tornar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo ainda operava basicamente no Japão, com o nome Tokyo Tsushin Kogyo. Certamente a mudança fez bem para os planos de internacionalizar a marca.

9 – Buzz Lightyear – Lunar Larry

Duas mudanças de última hora mudaram totalmente o destino de Toy Story: Buzz Lightyear jamais seria tão carismático se continuasse se chamando Lunar Larry, e a parceria dele com Woody não aconteceria se o personagem do cowboy não tivesse mudado de um idiota para o herói que conquistou a simpatia de todo o mundo.

10 – Firefox – Firebird

O navegador que enfrentou a hegemonia do Internet Explorer num passado já distante e anterior ao Google Chrome quase se chamou Firebird. A mudança de nome foi causada por uma outra companhia que já havia registrado a marca.

11 – O Rei Leão – O Rei da Selva

Esse clássico só não se chamou King of the Jungle (O Rei da Selva) porque… a história se passa em uma savana, e não em uma selva. A opção seguinte foi King of the Beasts (O Rei das Feras), mas os produtores decidiram simplificar e focar no reinado de Simba.

12 – Nintendo – Marufuku Company

A história da Nintendo começou em 1889, com a fabricação de cards em Kyoto, no Japão. Só na década de 1950 a empresa mudou de nome para Nintendo, uma estratégia que ajudou a levar os produtos para todo o mundo – imagine comprar um videogame chamado Super Marukufu…

13 – Queen – Smile

Além de toda a genialidade artística que Freddie Mercury deu ao Queen, ele também salvou a banda de ter um dos nomes mais bregas da música: Smile, ou Sorriso. Segundo o cantor, a ideia surgiu do conceito de fazer parte de uma banda majestosa, assim como a Rainha (Queen).

14 – eBay – AuctionWeb

O maior site de compras e vendas do mundo se chamava AuctionWeb (algo como “Leilão na Rede”) e fazia parte do grupo eBay Internet até 1997. A mudança foi quase natural: como público e mídia chamavam o AuctionWeb de eBay, foi mais fácil simplificar e ficar com o nome mais famoso.

15 – Algodão Doce – Seda de Fada

Você sabia que o algodão doce existe há mais de 600 anos? Mas, naquela época, ele era feito de um jeito muito mais difícil e caro. Só no começo do século 20 ele voltou à moda, e foi rebatizado para Cotton Candy (Algodão Doce), em vez do original Fairy Floss (Seda de Fada)

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução/Bored Panda


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele foi intimado pela esposa a fazer um ensaio de Natal e resolveu levar a tarefa a outro nível