Sustentabilidade

A cidade que dá sorvete e cerveja grátis pra quem anda de bike ou transporte público

por: Redação Hypeness

Felizmente, muita gente já começou a trocar o carro particular pelo transporte público ou bicicleta, com o objetivo de ajudar a salvar o planeta e a conter os gases causadores do efeito estufa. Porém, nada como uma recompensa para atrair mais e mais pessoas, não é mesmo? A cidade de Bolonha – na Itália, descobriu uma maneira de incentivar as pessoas a deixarem o carro na garagem, através de um aplicativo.

Idealizado pelo urbanista italiano Marco Amadori, o Bella Mossa (Bom Trabalho), oferece sorvete, cerveja, ingressos de cinema e outras coisas, para os moradores que fizerem viagens de bike ou ônibus, tornando os transportes ecologicamente sustentáveis uma opção muito mais atraente do que o carro.

O funcionamento é simples, porém inteligente o suficiente para identificar trapaças. O usuário registra as viagens que fizer de bicicleta ou transporte público e troca os pontos que juntar nos estabelecimentos que participam do programa. Com sistema de GPS integrado, o aplicativo consegue rastrear a velocidade e a duração da viagem, evitando que “espertinhos” se deem bem.

Ao final da viagem, o sistema ainda mostra a quantidade de CO2 (dióxido de carbono) que deixou de ser emitida na viagem. Até agora já foram registrados 3,7 milhões de quilômetros e até 16 mil cupons trocados. Incrível, não?

 

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Iniciativa ensina comunidade de Paraisópolis a plantar alimentos em casa