Design

A história por trás da foto que originou o logo da NBA

por: Redação Hypeness

Nem sempre a NBA foi a poderosa e inquestionável liga de basquete norte-americana – e uma das mais rentáveis e importantes do mundo em qualquer esporte. No final dos anos 1960, o império da National Basketball Association ainda não estava consolidada, e outra liga, a ABA (American Basketball Association) rivalizava pela atenção dos fãs do esporte. Para ajudar a vencer a disputa e consolidar a liga no imaginário do país, ao designer Alan Siegel foi oferecida a tarefa de criar um logo para a NBA.

Jerry West

Por meses Alan pesquisou revistas especializadas, documentos e todo tipo de material sobre basquete que o pudesse inspirar, mas nenhuma grande ideia lhe surgia. Foi somente em 1969, quando em uma revista ele viu uma foto do então astro Jerry West, dos Los Angeles Lakers, que o momento eureca se deu, e ele enfim soube o que fazer: uma silhueta branca sobre um fundo vermelho e azul, tudo com as cores da bandeira americana, que se tornaria um dos mais reconhecíveis logos em todos os tempos.

A foto de West que originalmente se imaginava ser a inspiração

Acontece que nunca houve muita certeza ou qualquer confirmação a respeito de qual seria essa foto original que teria inspirado Siegel – ou mesmo se a inspiração teria vindo de fato de uma foto ou da própria cabeça do designer. E o motivo parece ser um só: se tal inspiração for admitida, a liga teria então uma dívida imensa, de bilhões de dólares, com o jogador.

Sempre se imaginou que uma foto de West com a camisa clássica amarela dos Lakers seria a base para o logo, mas recentemente alguns fóruns na internet revelaram que a tal revista seria outra – trazendo West na capa, em posição praticamente idêntica a do logo, com somente uma pequena diferença da posição da bola.

Talvez a diferença tenha sido feita para justamente não se poder confirmar que o jogador do logo era mesmo o astro dos Lakers – mas as imagens não mentem, e a foto parece ser mesmo de West.

West hoje em dia

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Egguins: com esta invenção cozinhar ovos é muito mais divertido