Debate

Ação de Ana Maria sobre Louro José vai a julgamento após decisão do STJ

por: Kauê Vieira

A apresentadora Ana Maria Braga move ação na Justiça pelo Louro José. A loira pede o reconhecimento da criação do boneco e indenização de R$ 650 mil por danos morais.

O processo corre na Justiça paulista e em sessão na última terça-feira (16), o STJ decidiu pelo julgamento da ação movida por Ana Maria. Os alvos de Ana são Antonio Marcos Costa de Lima e Renato Aparecido dos Santos.

O imbróglio judicial se arrasta desde 2012, quando Ana Maria acionou a Justiça ao lado do então marido, Carlos Madrulha. Em função de um pedido da juíza para o complemento de informações, a apresentadora decidiu excluir o ex da ação.

Ana diz ter criado o Louro inspirado em um papagaio de estimação

O argumento de ambos é de que foram eles os responsáveis por criar o personagem em 1997, incluindo o desenho, nome características, voz e cores. Ana e Madrulha ressaltam que o Louro José foi inspirado em um papagaio de estimação do casal.

Perto da resolução, o caso se arrasta há mais de seis anos por causa da anulação do registro de Louro José na Escola de Belas Artes, em São Paulo. O direito de Ana e Carlos foi reconhecido por unanimidade entre os ministros da 3ª Turma do STJ e agora o processo volta ao primeiro grau de jurisdição.

O Louro José estreou na TV ainda em 1997, no programa Note e Anote, da TV Record. Há mais de 20 anos, o boneco é manejado por Tom Veiga.

O papagaio é interpretado por Tom Veiga desde 1997

Publicidade

Fotos: Reprodução


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Comentarista é demitido da Jovem Pan após dizer que ‘mulher deve tomar conta da casa’