Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A primeira missão tripulada à Lua vai completar cinco décadas no ano que vem, e, junto com o aniversário, serão cinquenta anos de teorias conspiratórias que duvidam que Neil Armstrong e Buzz Aldrin (e dez outros astronautas) realmente pisaram no satélite.
E, mesmo após tanto tempo de debates com argumentos dos dois lados, ainda é possível que surjam novos fatos para dar suporte à tese de que tudo não passou de uma grande fraude. Mas talvez eles não sejam tão factuais assim.
A teoria, que tem circulado na internet, compara uma foto das botas de Neil Armstrong, que foram exibidas junto de outras partes do traje no Museu do Ar e Espaço, em Washington, às famosas imagens das pegadas de Neil e Buzz na Lua.
As imagens são claras: não é possível que as botas de solas lisas de Armstrong tenham deixado marcas com listras, como são as pegadas (que, diga-se, estão na Lua há quase 50 anos e só sairão de lá caso outra pessoa mexa nelas, já que não há vento para mover o material da superfície lunar).
Mas há mais sobre essa história do que as duas fotos indicam: na verdade, o traje espacial exibido no museu não está completo. Para voltar à Terra, os astronautas deixaram para trás alguns objetos que significariam um peso desnecessário na nave espacial.
‘Overboots’ podem ser vistas à direita
Foram mais de cem itens deixados, incluindo lentes de câmeras (usadas para transmitir a chegada à Lua na Terra), fluídos corporais (isso mesmo que você está pensando) e… um complemento das botas, chamado Overboot.
Se trata de nada mais que uma bota usada sobre outra bota para dar mais proteção contra o risco de rasgos ou a entrada de poeira da superfície lunar no traje espacial. Tudo devidamente documentado por relatórios da NASA desde a década de 60.
Overboot usada em treinamento
Publicidade
Um relato publicado na página do Facebook Eu, empregada doméstica, de autoria de Joyce Fernandes, a historiadora e...
Uma tragédia em Hollywood: nessa quinta feira, o ator Alec Baldwin disparou uma arma dentro do set de filmagem do...
As legendas das fotos não costumam ser a parte mais importante de publicações no Instagram, mas vale a pena ler as...
O Instituto DataFolha acaba de publicar uma pesquisa reafirmando tudo o que todos já sabem, a classe médica é...
Cinco anos depois, o programa Mais Médicos chega oficialmente ao fim. O anúncio foi feito pelo governo de Cuba, que...
Rodrigo Ferreira Gomes, de 31 anos, foi demitido da Maternidade João Ferreira Gomes sem aviso prévio. O médico...
As notificações na tela do smartphone não me deixam mentir: estamos viciados em tecnologia, ou melhor, em conexão....
Uma reportagem da revista Piauí denunciou que um grupo de empresários e políticos do setor do turismo mineiro...
A situação do crime organizado no México é tão grave e disseminada que é difícil encontrar qualquer esfera –...